Revista da ESPM

ABRIL/MAIO/JUNHODE 2018| REVISTADAESPM 37 TransformaçãoDigital, como defendemos, exige altera- çõesprofundasemultidisciplinaresdentrodasempresas. É um processo extremamente incorporado às equipes, tanto do ponto de vista de desenvolvimento do mindset , de “digitalizar” o raciocínio de sua liderança, quanto da natural implementaçãodenovas tecnologiasnos proces- sos dos diversos departamentos das empresas. Essasmudançaspassampelaaquisiçãodenovostalentos ecompetências,pelareciclagemdaliderança,porvencero medodasincertezasdessasmudançasepeloengajamento daempresacomoumtodonasuaTransformaçãoDigital. É um “salto de fé”, mas felizmente já existem dados que apontampara a efetividade dessa escolha. Segundo o IDCFutureScape:WorldwideDigital Transformation (DX) 2018 Predictions , os gastos comTransformação Digital alcançarão a cifra de US$ 1,7 trilhão no fimde 2019. Até2020,oIDCacreditaqueaproporçãodeempresasque terãolançadoestratégiasdeplataformasdigitaisdenegócio dobrará,alcançando60%douniverso.ParaoIDC,emmenos de trêsanos, 75%dasavaliaçõesdevalordeempresas leva- rãoemconsideraçãométricasqueincluirãovalordosdados, engajamentodosconsumidoresegraudedigitalização. No ano passado, a Fujitsu realizou a pesquisa Global Digital Transformation , comexecutivosdemaisde1,6mil empresas em15 países, e descobriu que, para 46%desses executivos, aTransformaçãoDigital trouxe comobenefí- ciooaumentode receitadaempresa. Jáem44%doscasos, essemovimento tecnológicomelhorouo relacionamento comclienteseem36%aumentouacompetitividadedeseus produtos. Estemesmoraciocínioéapontadopelorelatório da Altimeter, quemostra que dois terços dasmétricas de eficiênciadaTransformaçãoDigitalestãovinculadosdire- tamente a resultados efetivos (financeiros) nos negócios. Portanto,aindaqueosdesafiossejamgrandes,elespodem edevemsersuperados.Asempresasqueolharemcomaten- çãoedefatosemobilizaremparaimplementaroprocessode TransformaçãoDigitalemseusnegócios,comprofissionais capacitados,foconoprocesso,umaliderançaengajadaepre- parada, investimentosadequadoseumapitadadepaciên- cia e fé, sairão na frente de seus competidores e terão uma chancemaiordeperpetuidadenessenovouniversodigital. Rodrigo E. Tafner Publicitário, especialista em marketing e inovação, mestre em administração e negócios internacionais, coordenador do curso TECH da ESPM em São Paulo e consultor em inovação tecnológica MÉTRICASDATRANSFORMAÇÃODIGITAL Fonte: Altimeter Digital Strategist Survey (2017) OperationalEfficiencies (productivity, cashflows,grossmargin) CustomerSatisfaction (NPS,CSAT) ActiveCustomerEngagement (comments,“likes”,shares) EmployeeEngagement andSatisfaction DigitalLiteracy (educated workforce,capabilitiesassessment PassiveCustomerEngagement (downloads,clicks, timeonsiteor inapp) LeadGeneration,Customer Conversion,and/orsales Business Innovation (ideas generated,proofsorconcept in pipeline,newproductscreated BusinessPerformance (sales,revenue,profit) MarketShare dCLV (DigitalCustomerLifetimeValue) ShareholderValue 18,0% 20,3% 26,7% 35,2% 42,6% 42,8% 44,5% 47,9% 51,7% 53,8% 54,0% 58,1% *Sevocêachouestranhoautilizaçãodesses smileys ,épossívelque, duranteaTransformaçãoDigitaldesuaempresa,vocêsejaincluído nogrupoqueapresentaodesafiodedesconexãocomoconsumidor. Nota: Criado pelo designer Harvey Ross Ball em 1973, por encomenda de uma companhia de seguros com o intuito de estimular o moral de seus funcionários, o Smiley , ou Smiley Face , é a representação de uma cara sorridente ( smiling , em inglês). Algumas vezes, usa-se o termo smiley como sinônimo de emoticon . Mas o correto é dizer que o Smiley é um emoticon , indicando estes ícones paralinguísticos de uma forma mais abrangente. O Smiley representa um marco para as formas não verbais de comunicação contemporâneas. OS DESAFIOS DA TRANSFORMAÇÃODIGITAL* MEDO DA MUDANÇA DESCONHECIMENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DESCONECTADO DO CONSUMIDOR NÃO PENSAM “FORA DA CAIXA” FALTA DE ESPECIALISTA

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx