Revista da ESPM

A nunciando a nova era 4.0 que está surgindo, esta edi- ção da Revista da ESPM mostra como a Revolução 4.0 ultrapassou os limites da tecnologia e fez o mundo ingressar em uma nova realidade econômica e social, cheia de desafios para as empresas e as pessoas. O mais incrível é que a Revolução 4.0 começou apenas 40 anos após a terceira Revolução Industrial, marcada pelo advento de ro- bôs e controles numéricos nos sistemas de produção. A Revolução 4.0, em sua essência, introduz os sistemas de produção, logística e administração na nova realidade digital. Mas, na verdade, vai muito além disso, e, como já disse Klaus Schwab, do Fórum Eco- nômico Mundial, cria também uma nova era econômica, política e social plena de desafios, como também rica em oportunidades para tornar o mundo mais feliz. Nos próximos anos, a Revolução 4.0 obrigará os governos e as empresas a se abrirem para o mundo, ficarem mais próximos de seus consumidores, prepararem-se para uma nova economia de capital intensivo e resolverem os problemas que surgirão com a substituição de milhões de empregos pelas máquinas. Neste exato momento, por exemplo, é voz corrente que a radiologia vai bem, mas os radiologistas vão mal. A razão é que a análise dos exames de imagem agora é feita por computadores. As mudanças são tão profundas que implicarão uma nova cultura empresarial, uma nova visão dos negócios e a adoção de novas estratégias e processos de produção, vendas e relações com o mercado. Antecipando-se a essa nova realidade, trazemos também boas notícias: a ESPM está lançando o primeiro curso de administração de empresas voltado para o ambiente de negócios 4.0, enfatizando as três grandes áreas que são vitais neste mundo novo: gestão de marketing, inovação e empreendedorismo. Sobre tudo isso o leitor ficará bem informado com a leitura dos magnífi- cos artigos e entrevistas que se seguem. Bom ingresso no novo mundo 4.0! Francisco Gracioso Presidente do Conselho Editorial PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Dalton Pastore Jr. Thomaz Souto Corrêa Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo (MTB nº 28.072/SP) Edição de Arte Mentes Design Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br Comercial MidiaOffice Julio Cesar Ferreira (11) 9 9222-4497 juliocferreira@uol.com.br Impressão Referência Gráfica orcamento@referenciagrafica. com.br Operação de vendas avulsas Distribuição emBancas e Redes de Livrarias Total Publicações (Grupo Abril) Edicase Assessoria www.edicase.com.br Revista da ESPM Publicação trimestral da Escola Superior de Propaganda eMarketing. Os conceitos emitidos emartigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consultores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas especialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comunicações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. EDITORIAL

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx