Revista da ESPM

ABRIL/MAIO/JUNHODE 2018| REVISTADAESPM 51 shutterstock Inovar não é garantia de sucesso nem de retorno sobre o investimento. Trata-se de uma relação risco versus recompensa Produto As inovações de produtos envolvem mudanças significativas nos potenciais de bens e serviços. Bens e serviços inteiramente novos e asmelhorias significativas nos produtos existentes, ambos estão incluídos Processos As inovações de processo representam mudanças significativas nosmétodos de produção e de entrega Organizacionais As inovações organizacionais referem- se à implementação de novosmétodos organizacionais. E podemser mudanças nas práticas de negócios, organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa Marketing As inovações emmarketing envolvem a implementação de novosmétodos de planejamento e gestão demarketing e incluemmudanças no design, na embalagem, na promoção, no posicionamento e na precificação de produtos e serviços. TIPOS DE INOVAÇÃO – MANUAL DEOSLO 2005 do conhecimento. Na tese do “Triple Helix Research Group”, daUniversidade de Stanford, não é apenas a des- truição criativa que aparece como uma dinâmica natural de inovação — como descrito em 1942 por Schumpeter, no livro Capitalismo, Socialismo e Democracia (Editora Unesp). Mas também a renovação criativa que surge dentro de cada uma das três esferas institucionais da universidade, da indústria e do governo, bem como em suas interseções. No Brasil, há uma comunidade competente, reno- mada e comprometida compesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que é composta por empresas nacio- nais de renome internacional, como Natura, Petrobras, Suzano Papel e Celulose, Tigre, Totus e WEG, além de centros universitários de pesquisa e excelência nas suas áreas de atuação e da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) — com mais de 250 associados, que representam R$ 10 bilhões de investimento emPD&I no país. A inovação pode estar posicionada em diferentes categorias nas empresas. Há autores que propõemqua- tro e outros até 15 formas de posicionar a inovação. O estudo Competitiveness under New Perspectives , feito pela EuropeanResearchArea, em2013, apresenta diferentes formas de posicionamento da inovação, como o Manual de Oslo , que a classifica pelo objeto da inovação ou em função da novidade dos resultados que ela gera, como: Inovação incremental — inclui modificação, aperfeiço- amento, simplificação, consolidação emelhoria de pro- dutos, processos, serviços e atividades de produção e distribuição existentes; Inovação radical — implica intro- duzir novos produtos ou serviços que se transformam em novos negócios, se expandem em novas indústrias ou causamumamudança significativa em toda a indús- tria e criam novos valores de mercado; Inovações dis- ruptivas — surpreendem as pessoas. São eventos raros, fruto de investigação científica ou de engenharia. E são chamadas de “disruptivas” (ou revolucionárias) porque criam algo que a maioria das pessoas não acreditava que fosse possível.

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