Revista da ESPM

ABRIL/MAIO/JUNHODE 2018| REVISTADAESPM 55 Tecnologianãoinova.Quem fazainovaçãosãoaspessoas! Por Anna Gabriela Araujo e FranciscoGracioso Foto: divulgação N o início do ano, o Bradesco deu um passo significativo rumo à transforma- ção digital que a 4ª Revolução Industrial já está causando em todos os seg- mentos da economia. Sob o comando de Luca Cavalcanti, a área de canais digitais desse que éumdosmaiores bancos privados daAméricaLatinapro- moveu a inauguração de dois projetos inovadores, que fogem completamente do padrão tradicional da estrutura padrãodo setor bancário. Um é o inovaBra habitat, espaço de coinovação (inovação colaborativa) dedicado à geração de negócios de alto impacto baseados em tecnologias digitais disruptivas, que ocupa uma área de 22 mil metros quadrados, no maior polo cultural da América Latina — entre a avenidaAngélica e a rua daConsolação, próximo à avenida Paulista. Ooutro é o inovaBra Lab, uma área de 1,7 mil metros quadrados, localizada no núcleo Bradesco em Alphaville (SP), que reúne 16 laboratórios das áreas de tecnologia e negócio para acelerar o processo de prototipação, experimentação e homologação das startups, a partir de um modelo de trabalho colaborativo com grandes parceiros de tecnologia, como Cisco, Dell EMC, Google, IBM, Intel, Microsoft, Oracle e Amazon WS. “Nós, do Bradesco, acredita- mos que a colaboração é a essência da sociedade fluída, na qual você deixa de competir e passa a colaborar. Esse conceito é que estamos reproduzindo tanto no inovaBra habitat quantono inovaBra Lab”, explica o executivoque há 16 anos ingressounoBradesco. Desde então, ele tem se reinventado profissionalmente para acompanhar toda essa transformaçãodigital que obanco temexperimentado. “Euexistopor contada 4ªRevolu- ção Industrial. Hoje sou responsável por estimular e impulsionar a transformação digital em todas as áreas do banco, por meio da iniciativa inovaBra”, comenta o diretor respon- sável pela área de pesquisa, inovação e canais digitais doBradesco e doBancoNext. A seguir, Cavalcanti mostra como o Bradesco vem se adaptando aos novos tempos, preparando seus profissionais para assumir funções como especialista em algoritmo, designer e arquiteto de dados, jornadeiro, user experience e antropólogo digital. “Ao in- vestir em inovação, criamos oportunidades para nossos profissionais ocuparem novas funções. Aqui, nãopensamos emdesemprego e simemmudança de skill .”

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx