Revista da ESPM
MERCADO REVISTA DA ESPM | ABRIL/MAIO/JUNHODE 2018 62 por exemplo, comousodoSiri edoGoogleAssistant para responder aperguntas triviaisdeseususuários, chegando até a fazer piadas ouutilizar termos regionais para a con- versa comusuários. Seuuso vemsendo ampliadopara os mais diversos campos, como é o caso da área de saúde, com a análise de exames de imagem e diagnóstico ou ainda do direito, com o estudo de volumes gigantescos de dados capazes de compreender o significado das leis e propor até mesmo soluções jurídicas para cada novo caso nas grandes bancas de advogados. No caso da Operação Lava Jato, por exemplo, seu uso foi fundamental. Semesse recurso, a Polícia Federal bra- sileira levaria anos a fio para confrontar documentos e identificar os suspeitos e culpados na ação criminosa que envolveu tantos políticos e empresários. Talvez sequer fosse possível o cruzamento de informações de todos os registros disponíveis emcelulares e documen- tos apreendidos, na rapidez em que ocorreu. Noatendimentoaos clientes, tambémtemosnosdepa- rado com robôs. Os chamados Chatbots já são realidade paramuitasempresas.Noanopassado,apesquisa Chatbot Survey , feitapelaMindBowser emparceriacomo Chatbots Journal , apontou que 75%dos empresários pensavamem implementar a prática em seus negócios, substituindo atendentes humanos por robotização nos atendimen- tos. Empresas como Oi, Budweiser, Fiat e praticamente todo o setor bancário já utilizam o mecanismo disponí- vel, capaz de dar informações, alterar dados cadastrais, fazerpesquisasdepreço, orientar sobre itensdeprodutos, enfim, interagir comos clientes, como se fosse umaten- dente de carne e osso. AThyssenKruppdoBrasil, por exemplo, jáaplicaocon- ceitode indústria4.0desdeo iníciode2016, quando inau- gurouumafábricaparaaproduçãodeeixosdecomandode válvulaemódulos integrados, nacidademineiradePoços deCaldas.Comotodooprocessoprodutivosegueoconceito de fábrica inteligente, essa unidade de autopeças tor- nou-se umadasprincipais referênciaseminovaçãoedigi- talizaçãoda indústriadentrodacadeiaautomotivadoBra- sil.RobervalCalca,diretorexecutivodaThyssenKrupp,diz queolocalregistraprodutividadeelevadaebaixoíndicede refugo, com72 funcionáriosproduzindo700milmódulos aoano. “Se fosseuma fábricaconvencional, seriamneces- sários 200 trabalhadores”, compara o executivo. De2010paracá, aVolkswagenacrescentou971robôsàs linhasdemontagemdesuas três fábricasdeautomóveis— na região do Grande ABC, na cidade paulista de Taubaté, emSão JosédosPinhais (PR) enaunidadedemotoresque fica emSão Carlos (SP). Uma reportagemespecial sobre a robotizaçãoda indústriaautomobilística, publicadano jor- nal OEstado de S.Paulo , nodia14deagostode2017, aponta que hoje apenas aVolkswagen tem2.187 dispositivos ins- taladosprincipalmentenos setoresdepintura, solda, gra- vação de chassi emedição de carrocerias. E, assimcomo as demais montadoras, ela também encolheu o emprego deprofissionaisnas linhasdemontagens. DadosdaFede- ração Internacional de Robótica (IFR, na sigla em inglês) mostramque na Coreia do Sul, país que lidera o processo AplataformaWatson,daIBM,levainteligênciaartificial paradentrodoscelularesecomputadorespormeio doSiriedoGoogleAssistant Hoje,aVolkswagentem2.187robôsinstaladosprincipalmente nossetoresdepintura,solda,gravaçãodechassiemediçãode carroceriasdesuasfábricasdeautomóveis shutterstock shutterstock
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