Revista da ESPM

ABRIL/MAIO/JUNHODE 2018| REVISTADAESPM 73 ESPEC I AL – ADMI N I STRAÇÃO DE EMPRESAS cada negócio e como o marketing é capaz de gerar valor para produtos e serviços. “Depois de oito anos na ESPM, me tornei especialista em marketing e passei a entender que todo negócio viável é aquele que dá lucro! Se a iniciativa não for rentável, não tem razão de existir.” As aulas do professor Roberto Camanho estão entre os ensinamentos que guarda até hoje na memória. “Ele costumava repetir que toda esco- lha é uma renúncia, por isso cada decisão estra- tégica deveria ser tomada sempre pensando no próximo passo do caminho escolhido. Na época, achei a matéria um pouco abstrata, mas hoje faz total sentido aplicar essa teoria tanto nos negó- cios quando no meu dia a dia”, lembra. “Adminis- tração é um curso que todos deveriam fazer, por ser algo que você leva para a vida. Mesmo que não queira atuar na área, você pode aplicar os ensinamentos de economia para manter em dia suas finanças pessoais!” Geração ESPM 4.0 O que mudaria no curso de administração da ESPM? “Eu acrescentaria ao currículo uma disciplina sobre inovação, que considero mais importante até do que empreendedorismo, porque para empreender você precisa ter uma solução inovadora — motivo pelo qual as mul- tinacionais estão comprando startups ágeis e focadas sempre em alguma dor de mercado. Atualmente, há uma falta de foco generaliza- da no mercado. Muitas empresas começam a investir em uma iniciativa, mas não dão continuidade. Essa indefinição causa grandes prejuízos ao negócio”, ensina a administrado- ra de empresas que começou sua carreira em 2014, como estagiária de produtos na Elavon do Brasil. Dois anos depois virou analista de produtos na Redecard e seguiu carreira na área financeira. Em setembro do ano passado, ela resolveu encarar um novo desafio: trocou a Redecard pela Adiq Credenciadora, a startup especiali- zada em soluções de pagamento que o grupo BS2 (antigo Banco Bonsucesso) lançou em maio de 2017. Aos 27 anos e com quatro empre- sas no currículo, Constanza sabe exatamente os skills que o profissional precisa ter para participar da revolução 4.0: “Ser antenado, atento àquilo que acontece ao seu redor e ter uma enorme capacidade de adaptação a novos cenários e situações”, detalha a ex-aluna da ESPM, fazendo uma ressalva: “Hoje, se você não tem o mínimo conhecimento dos canais digitais, da parte de tecnologia, vai penar no mercado, porque isso já não é mais diferen- cial, e sim essencial!”. shutterstock “Depois de oito anos na ESPM, me tornei especialista em marketing e passei a entender que todo negócio viável é aquele que dá lucro!”

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx