Revista da ESPM
ABRIL/MAIO/JUNHODE 2018| REVISTADAESPM 9 divulgação divulgação Entrevistas Na rota da transformação Ronaldo Fragoso Tecnologia não inova. Quem faz a inovação são as pessoas! Luca Cavalcanti Capital não é problema para as startups Flavio Pripas 10 54 84 Leitura recomendada 112 Ponto de vista O Brasil precisa despertar para a 4ª Revolução Industrial Luciano Coutinho 114 Quem é o jovem profissional diante da 4ª Revolução Industrial? Sofia Esteves Viveremos mais, trabalharemos mais, faremos do incerto a rotina. Neste cenário, aprender a aprender será a única forma de sobreviver e encarar as inúmeras mudanças que irão surgir nos próximos anos Pág. 76 Freeworkers : o perfil do jovem na 4ª Revolução Industrial Jaqueline Weigel Uma nova categoria toma espaço no ambiente de trabalho: os freeworkers , compostos emsuamaioria por jovens, que até 2020 irão representar 50% da mão de obra em todo omundo Pág. 80 Como acessar o modelo de gestão 4.0 das startups de tecnologia Nei Grando Quando o assunto é startup, o empreendedor brasileiro temfama de sermuito ”criativo” e bemrelacionado, porémnão se destacanos campos científico e tecnológico. Por quê? Pág. 90 Quando a estrutura produtiva importa? Cristina Helena Pinto de Mello No Brasil, a vocação das startups está mais inclinada a oferecer alternativas para a sobrevivência dos negócios do que soluções realmente inovadoras e disruptivas Pág. 94 SWOT 4.0: ameaças e oportunidades para o negócio da educação Emmanuel Publio Dias e Fernando Nahat Jardim Cerca de 40% das empresas do mundo irão sumir em dez anos. Como adaptar o ensino universitário a esse novo cenário? Pág. 98 Os problemas éticos na comunicação da indústria 4.0 Luiz Peres-Neto No terreno da ética não há verdades ou falsidades, apenas autores, teorias e propostas que defendem muitas vezes posturas contrárias às que vêm sendo adotadas neste admirável mundo novo do marketing e da comunicação! Pág. 106 divulgação
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx