Revista da ESPM
JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2018| REVISTADAESPM 15 shutterstock N ão émais umepisódiode série deTV. O futuro chegou e a maneira como as pessoas conso- mem conteúdo está em constante evolução. Neste cenário em plena transformação, o mercado temenxergado a necessidade de se aprofundar cada vez mais no comportamento do consumidor e na análise dos hábitos de mídia. O conteúdo ganhou asas. O jornal também está disponível no tablet, o rádio no smartphone e a televisão em qualquer local e em qual- quer horário. A tecnologia se tornou uma aliada para que asmarcas estejamaindamais próximas do seu público. Dados da Kantar Ibope Media mostram que, quanto maior onúmero demeios de comunicação a que umindi- víduo tem acesso, maior tende a ser o número de horas que ele dedica para consumir mídia: o brasileiro con- some, emmédia, 8 horas e 20 minutos de mídia em um dia, bemmais do que a média global de 5 horas. Tempo que sobe de acordo coma exposição a umnúmeromaior demídias. Consumidores impactados por quatromeios (TV, OOH, jornal e rádio) consomem9horas e55minutos, tempo que chega a 10 horas e 51 minutos para aqueles que têmacesso a seis meios de comunicação (TV, OOH, jornal, rádio, internet e revista). Naúltimadécada, o tempomédiodiárioqueo telespec- tador brasileiro dedicou ao consumo de TV, por exemplo, aumentouemmaisdeumahora. Em2007, elespassavam, emmédia, 5 horas e 11minutos por dia assistindo à TV. Em2016, foram6horas e 17minutos dedicados à telinha. Deacordocomo TargetGroupIndex ,ovídeosobdemanda já é usadopor 20%dos brasileiros, nove vezesmais doque esse número representava em2013. Enquanto isso, a TV linear segue sendo parte importante da rotina dos brasi- leiros: a pesquisa aponta que 48%dos telespectadores do país têmo hábito de se programar para assistir a conteú- dos de TV, demonstrando que o consumo de acordo com a grade televisiva das emissoras e o consumo não linear coexistem. A internet, por exemplo, pode ser acessadaem paralelo, de forma simultânea, comoumaplataformaque permiteampliaroconsumodeconteúdo, de formamóvel e interativa.Osdispositivoseasplataformassecomplemen- tampara tornar a experiência do telespectador amelhor possível, nomomento e no lugar emque ela se encontra. Não é de surpreender que asmídias sociais, por exemplo, tenhamadquirido umcaráter de fórumde debates sobre assuntos ou temas que a audiência viu na TV.
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