Revista da ESPM

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2018| REVISTADAESPM 17 de espaçopublicitário, absorvendo 72%dos valores publi- citários brutos em2017, considerando TV aberta, TV por assinatura e merchandising. O levantamento de 2017 aponta, ainda, que os inves- timentos destinados para formatos digitais seguem em ascensão no país. Os valores apurados nos formatos Dis- play (emdesktops) e Search tiveramum crescimento de 9%. O aumento foi impulsionado, principalmente, pelo montantedestinadoaos linkspatrocinados, que registrou alta de 91% em relação ao ano anterior. O Out Of Home (OOH) foi outro meio que apresentou crescimento. É importante observar que a partir de 2017 incluímos omonitoramento da publicidade emaeropor- tos, oque contribuiu com11%do aumentonomeio. Ainda que tivéssemos considerado os mesmos formatos em ambos os períodos para efeito de comparação, a mídia exterior teria apresentado resultados positivos em2017. Publicidade no tempo do consumidor Em2017, aKantarMedia tambémrealizouumestudo iné- dito, o Dimension , buscando compreender como os adul- tos conectados enxergam e respondem ao discurso das marcas. Foram entrevistados cinco mil consumidores, maiores de 18 anos, e líderes da indústria publicitária no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França e China. O estudo apontou que a publicidade brasileira é reconhe- cida mundialmente por sua qualidade e criatividade, algo que pode ser confirmado pelo fato de que 86% dos adultos conectados no país acreditamque as marcas se comunicammelhor hoje do que no passado. O relatório aindamostrou que os consumidores brasi- leiros estão cada vezmais atentos às diversas formas de comunicação das marcas. Eles não somente percebem este tipo de abordagem como também tomam decisões com base nessas experiências. Entre aqueles que per- ceberam campanhas cross mídia , 69% procuraram pela marca na loja, enquanto 68%disserambuscarmais infor- mações sobre a marca na internet. Em breve, uma nova edição do Dimension será divul- gada e a expectativa é de que o mercado tenha evoluído aindamais durante os últimos 12meses. Nós, da Kantar Ibope Media, continuaremos participando dessa trans- formação, aperfeiçoandonossas soluções e cada vezmais comprometidos emoferecer informações precisas e rele- vantes aos nossos clientes. Odesafio para 2018 já não é se preparar para o futuro, mas simviver a revolução! Melissa Vogel CEO da Kantar Ibope Media no Brasil Quantomaioronúmerodemeiosdecomunicaçãoaqueum indivíduotemacesso,maiortendeaseronúmerodehorasque elededicaparaconsumirmídia shutterstock

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