Revista da ESPM

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2018| REVISTADAESPM 21 já supera o gasto médio com as compras em shopping center, segundo aponta o estudo EGMMultimídia, pro- duzido pela Ipsos Connect, entre os meses de julho de 2016 e junho de 2017. Sobre o futuro É evidente que não chegamos a um estágio de desen- volvimento dasmídias que vislumbre umcenário está- vel, garantindo uma zona de conforto para o planeja- mentoestratégico, como jáocorreuemdécadaspassadas, quando asmudanças aconteciam lentamente e perdura- vampor umbomtempo.Muitopelo contrário. A transfor- mação deve continuar alterando todo o cenário físico e, principalmente, o comportamental. Assim, os profissio- nais deverão continuar a se adaptar demaneira versátil em relação às mudanças constantes. Contudo, sempre é bom levar emconta alguns princípios que funcionam como guia de qualquer planejamento estratégico de comunicação, mídia e conteúdo: 1) Conheçaopúblico-alvo: existemgrandes diferenças entre gerações que, especialmente no Brasil, vão além da linha do tempo, entre imigrantes e nativos digitais, abrindo para a extensão territorial e suas culturas regionais. 2) Pense nas mídias como qualquer interação entre pes- soas e conteúdo: um elo emocional ou racional que será estendido ao apelo publicitário. 3)Nãopenseapenas emalcance: omelhormeio seráaquele que consiga entregar a mensagem certa no momento certo e com a linguagem criativamente adequada às suas características. Diego Pagura Diretor-geral da Ipsos Connect Brasil Daina Godinho Diretora da Ipsos Connect Brasil Fonte: Ipsos Connect: EGMMultimídia – 9 RMs – 2017 (Móvel 1 – jul./16 a jun./17). Universo do filtro: 13 e + anos (49.040.000) Modalidade 2015 2016 2017 Shopping 240,13 223,85 233,3 E-commerce 428,19 420,58 435,46 GASTOMÉDIOMENSAL (R$) Jornal Revista Rádio TV Internet 82 84 75 78 70 Lendo jornal: Lê jornal impresso nos últimos 7 dias e não responde e-mail, fala oumandamensagem no celular, entra em redes sociais/blogs na internet, postamensagemem redes sociais/microblogging, assiste à TV, ouve rádio, lê/folheia revista, fica navegando na internet, lê livro. Lendo revista: Lê revista impressa nos últimos 7/15/30 dias e não responde e-mail, fala oumanda mensagemno celular, entra em redes sociais/blogs na internet, postamensagemem redes sociais/ microblogging, assiste à TV, ouve rádio, lê/folheia jornal, fica navegando na internet, lê livro. Ouvindo rádio: Ouve rádio AM/FMnos últimos 7 dias e não responde e-mail, fala oumandamensagem no celular, entra em redes sociais/blogs na internet, postamensagemem redes sociais/microblogging, assiste à TV, lê/folheia revista, lê/folheia jornal, fica navegando na internet, lê livro. Assistindo à TV: Assiste à TV aberta ou TV paga nos últimos 7 dias e não responde e-mail, fala oumandamensagemno celular, entra em redes sociais/blogs na internet, postamensagemem redes sociais/microblogging, ouve rádio, lê/folheia revista, lê/folheia jornal, fica navegando na internet, lê livro. Acessando a internet: Acessa a internet nos últimos 7 dias e não assiste à TV, ouve rádio, lê/folheia revista, lê/folheia jornal, lê livro. GRÁFICO 4 – ATENÇÃO DA PESSOA EXCLUSIVA AO MEIO Fonte: Ipsos Connect: EGMMultimídia – 9 RMs – 2017 (Móvel 1 – jul./16 a jun./17). Universo do filtro: 13 e + anos (49.040.000)

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