Revista da ESPM

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2018| REVISTADAESPM 33 shutterstock Amassificaçãodomobiletransformouamídia,porqueo celularéoprimeiroitemcomoqualapessoatemcontatoao acordareoúltimoqueelavêantesdedormir derivados doGoogleHome. Os assistentes virtuais ainda têm a companhia da Cortana, da Microsoft; e da Siri, da Apple. Comooresultadodeumabuscapor voz, emgeral, é uma respostaapenas—diferentementedabuscapor texto —,aimportânciadoposicionamentodasmarcasseráainda maior. Esseéummercadoqueavançaráapassos largosno mundo inteiro entre os próximos três e cinco anos. Inteligência artificial (AI) Depois de décadas de promessa, a inteligência artificial finalmente deixou a área de pesquisa científica para se tornar realidade em vários setores: carros autônomos, análise de exames, atendimento ao consumidor. Na comunicação, é uma tecnologia já usada para adminis- trar e criar anúncios, analisar resultados demarketing e estabelecer relacionamento com diversos públicos por meio de “bots”. A tendência é crescer ainda mais. Realidades aumentada e virtual (AR/VR) Apesar de muito celebradas, essas tecnologias ainda têm uso limitado, ao contrário das ferramentas de voz e AI. O investimento feito por empresas de tecnologia e startups vem aumentando. Porém, o que determinará, de fato, a expansão será a oferta de uma experiência de consumo que seja, aomesmo tempo, confortável e pos- sível financeiramente. Com a aquisição da Oculus, o Facebook é quemse destaca emVR. Já oGoogle e outras empresas têminvestidomais emAR. De qualquer forma, a minha expectativa é que tenhamos muitos produtos usandoessas tecnologiasnospróximosdois ou três anos. Em resumo, são dias intensos e interessantes na indústria da publicidade e comunicação. Os desafios são enormes, sobretudo para os players já estabelecidos. Mas as oportunidades são imensas tanto para as novas empresas quanto para as mais antigas, desde que con- sigam fazer uso correto e efetivo das novas tecnologias. A pergunta que devemos fazer, como pessoas, marcas, plataformas ou anunciantes, é a seguinte: de quemodo aproveitaremos essasmudanças paramelhorar o nosso posicionamento e lucro com as inovações?. Roberto Grosman CEO da F.biz

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