Revista da ESPM

E sta é a segunda edição temática que a Revista da ESPM dedica ao estudo da mídia publicitária no Brasil. Antes dela, emmarço/abril de 2013, a revista publicou uma análise completa do panorama da época, a partir da qual fizemos projeções para os próximos anos. Hoje, embora corretas, essas previsões se revelaram modestas, tamanha foi a velocidade das mudanças ocorridas nos últimos dez anos, principalmente devido ao advento da mídia digital. Antes da mídia digital, a última grande mudança ocorrida na mídia publicitária foi o advento da televisão nos anos 50 e 60 do século passado. A televisão foi tão importante que influenciou até mesmo a linguagem criativa da propaganda, podendo-se dizer que, nesse particular, vivemos duas épocas: pré e pós-televisão. Mas o advento da mídia digital está causando uma revolução ainda mais profunda pela simples razão de que influenciou também a maneira de pensar e o comportamento de bilhões de pessoas em todo o mundo. Hoje, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 116 milhões os brasileiros estão conectados com a internet, sendo que a maioria utiliza ferramentas móveis, como smartphones (94,6%) e tablets (11,3%), para conectar-se com o mundo digital. As consequências práticas desse fato são aindamais difíceis de imaginar, pois estamos nomeio de um turbilhão que levará algum tempo para acalmar. É preciso dizer que a mídia digital não foi a única grande mudança que ocorreu na comunicação com o consumidor. Outros fatores também são importantes, como a mídia no esporte, na música, na cultura e no ponto de venda. Mas, neste contexto, a mídia digital ganha espaço por duas razões principais. Ela é, emprimeiro lugar, interativa e, emsegundo, tambémveículo de venda ao consumidor que está transformando o varejo brasileiro e atrai cada vez mais consumidores para o mundo da internet. Mas as grandes mudanças nos últimos dez anos não param por aí. As pro- postas e os testemunhos dos numerosos profissionais que colaboram nesta edição deixam claro também que a mídia assumiu definitivamente o papel de parceira de diálogo, no planejamento estratégico das campanhas de co- municação, influindo até mesmo na estratégia criativa da campanha. Além disso, a mídia de hoje ganhou mais velocidade e menos possibilidades de erros, graças ao impressionante cabedal de informações e interpretações que as técnicas digitais colocaramà disposição dos planejadores. Como disseram vários profissionais que consultamos, hoje o objetivo principal do planejador de mídia é maximizar os resultados e reduzir os custos para o anunciante. Por tudo isso, cremos que temos todo o direito de fazer a afirmação da nossa chamada de capa: 50 anos em 10. Francisco Gracioso Presidente do Conselho Editorial PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Dalton Pastore Jr. Thomaz Souto Corrêa Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo (MTB nº 28.072/SP) Edição de Arte Mentes Design Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br Comercial MidiaOffice Julio Cesar Ferreira (11) 9 9222-4497 juliocferreira@uol.com.br Impressão Referência Gráfica orcamento@referenciagrafica. com.br Operação de vendas avulsas Distribuição emBancas e Redes de Livrarias Total Publicações (Grupo Abril) Edicase Assessoria www.edicase.com.br Revista da ESPM Publicação trimestral da Escola Superior de Propaganda eMarketing. Os conceitos emitidos emartigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consultores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas especialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comunicações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. EDITORIAL

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