Revista da ESPM
COMUNICAÇÃO SOCIAL REVISTA DA ESPM | JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2018 52 mídia considerados tradicionais convivem commeios considerados contemporâneos. O caráter de inovação torna-se mais evidente no novo, já pensado para tal padrão, enquanto modelos tradicionais demandam tempo para, sem perder seu punch atual, observar, incorporar insights gerados pelo que é visto como novo e ampliar sua forma de atuação. Sem riscos e, por vezes, com maior capacidade de alavancagem de investimentos. Como grande exemplo, a reinvenção das TVs abertas e sua abertura progressiva a outras plataformas e modos de oferecer seu serviço, em paralelo ao contínuo e massificante crescimento dos espaços virtuais, mídias sociais, on demand e plata- formas de entretenimento on-line. Diante de tal mosaico questionador e impulsiona- dor, ainda sob risco de ênfase, pode-se compreender que, para a área de mídia, algoritmo parelha comGRP. Assim, na perspectiva de competências e skills , o pro- fissional de mídia hoje possui um leque de alternativas muitomais amplo para desenvolvimento de sua carreira. Além das agências de propaganda, como executivo de negócios e estratégia, têm aderência, por exemplo, as propostas de veículos de comunicação, consultorias, empresas de tecnologia — como Twitter — e de entrete- nimento — como Netflix. Logo, a terceira pista do artigo reside na ampliação do papel dos profissionais de mídia para além das relações essenciais de escolha e compra de espaços publicitários e sua inserção em espaços de conhecimentos e decisões estratégicas ligadas à visibilidade de marcas por meio de ambientes midiáticos e midiatizados. Parte de suas atri- buições passa a ser a integração de não apenas meios e veículos, mas de ações midiáticas e com poder de reverbe- ração, tarefa que será compartilhada com outros players. Mídia na ESPM Agranderesponsabilidadenoensinodacomunicaçãopode ser resumidapor três espaços de atuação: identificaçãode paradigmas para não os perpetuar; pensamento e anteci- pação constante aosmovimentos domercado; e estímulo às distintas oportunidades de inserção profissional que o referido campo permite. Estrategicamente, tal missão demanda ações sofisticadas e ininterruptas: 1 — Engajamento e capacitação de professores para a criação de uma cultura em momentos de transição — e evitar a reprodução de conceitos démodé como mídias on e off-line e, mais grave, o temor diante do novo. 2 — Atualização dos softwares de mídia e bases de dados, assim como a ampliação dos usos não exclusi- vos para esta área. Hoje, a ESPM disponibiliza algu- mas das principais ferramentas para uso dos estudan- tes em diversas disciplinas, como Kantar Ibope Media, VBS GIM, ComSure, Scup, Monitor, TGI, Euromonitor, entre muitas outras. 3 — Espaços de simulação e de aplicabilidade prática do mindset midiático contemporâneo: oWar RoomESPM— da mesma forma como consultorias, anunciantes e agên- cias usam ambientes similares para tomada de decisões baseados em dados — e o Arenas ESPM (Agência Experi- mental de Comunicação), no qual a mídia está incorpo- rada à área mais ampla de negócios, composta também por planejamento, atendimento e conteúdo, buscando a shutterstock Hoje,o tracking érealizado realtime porsoftwares, plataformasdosprópriosespaçosmidiáticos,entregados veículos,auditoriaseatéporrastreamentocomdrones
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