Revista da ESPM

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2018| REVISTADAESPM 69 shutterstock F onte de entretenimento e comunicação no dia a dia,omobileétambémumaformadeextensãoda identidadedaspessoas.Paraentenderaabrangên- cia e o impacto do comportamento dos mobilers , aMobileMarketing Association (MMA) promove aMMA MobileReport,pesquisaanualrealizadaemparceriacoma KantarMillwardBrown.Feitonodecorrerdoanopassado,o últimolevantamentoapresentaumaradiografiadomobile marketing ede comobrasileiros de 14 a 55 anos, presentes nas classes A, B e C, estão usando seus smartphones para secomunicarcomomundo.Combasenestelevantamento, destaco aqui dez insights da pesquisa anual MMAMobile Report 2017, que podemajudar a transformar seu negócio pormeiodeumaestratégiademarcamuitobemplanejada. 1. Self estendido e sistema operacional DadosdaAgênciaNacional deTelecomunicações (Anatel) indicamqueoBrasil possui umabasede236,5milhõesde celulares, como smartphone na liderança dos aparelhos maisvendidosnoBrasil.Nestecenário,osmartphoneépre- feridopor74%dapopulaçãoparaacessarainternet,segundo apesquisaMMAMobileReport 2017. Jáo tablet, queainda apresentaaltapenetraçãoentreasgeraçõesmaismaduras, temreduzido significativamente seu market share entre o públicomais novo: 44%de participação entre os boomers ; 43% entre osmembros daGeraçãoX; 30%naGeraçãoY; e apenas 18%naGeraçãoZ. OestudodaMMAmostra ainda que a preferência para acessara internetpelosmartphonesóaumentacomopas- sar dos anos. Éa consolidaçãoda extensãodo self! E jáqueosmartphoneéo device preferido, valedestacar que o sistema operacional Android é o que rege 85% dos aparelhosdosbrasileiros,comaSamsungliderandoomer- cado nacional, enquanto o iPhone, da Apple, tem apenas 12% de participação. Isso precisa ser levado em conta na hora de adequar os formatos do sistema e criar uma cam- panha focada na experiência dousuário. 2. Conectividade para ser explorada No total, 80% dos brasileiros possuem planos pré-pagos ou controle e gastamemmédia até R$ 50 pormês comos serviços de suas operadoras. É por isso que amaior parte das conexões à internet ainda é feita emcasa e viaWi-Fi. Apesar de a satisfação com a acessibilidade superar a casa dos 70% em quase todo o Brasil, existe uma grande oportunidadeparaascampanhasdedadospatrocinados,já queoconsumidorpodesebeneficiarcomoganhodedados em seus planos. Por outro lado, as marcas podemengajar essesconsumidores.Cercade22%dospesquisadosjáparti- ciparamdessetipodeaçãoe79%dosqueparticiparamava- liaramaexperiênciacomopositiva.Alémdisso,89%aceita- riaminteragircomumamarcaemtrocadepacotededados. 3. Todos os momentos do consumidor são móveis Amédia diária de uso mobile é de 3 horas e 34 minutos, o que representa um aumento de 6% em relação à média registrada em 2016. O aumento foi impulsionado princi- palmentepelocomportamentodepessoasde44a55anos, cujo tempo médio de navegação na web cresceu 48%. Os maisjovens,de18a35anos,possuemumcomportamento multitelascomosmartphoneeutilizamenquantorealizam atividades comoassistir TVduranteanoite. Entretanto, é pela manhã ao acordar e antes de dormir que se registra omaior índice de uso entre todas as faixas pesquisadas. 4. O mobiler busca praticidade e comunicação Os usuários utilizam em média oito aplicativos por semana e preferem os gratuitos e recomendados pelos amigos. Facebook,WhatsApp e Instagramliderama pre- ferênciados brasileiros. Alémdos apps de comunicaçãoe redes sociais, que representamquatro entre os setemais usados no país, é crescente o número de downloads dos aplicativos de estudo, transações financeiras, viagens, idiomas e jogos. Outro indicativo apontado pelo levanta- mentofoi oaumentononúmerodepessoasqueusam apps para assistir afilmes e a séries on-line, oque já soma 45%. A diferença é que enquanto os mais novos buscam con- teúdos diversificados, alémdo Facebook, osmais velhos começama aproveitar as facilidades dos apps funcionais. 5. Contexto em localização Emmédia, 31%dos mobilers usamplataformasdenavega- çãoparapesquisar estabelecimentoscomerciaisao redor. Emaisde57%dosqueusamessasferramentasconseguem identificar propagandanosmapas. Éentreosmais velhos amaior adesão a experimentar oumudar o trajeto para ir a algum estabelecimento que viu emum anúncio. A pes- quisaapontaque35%daspessoasentre35e55anosjáalte- rarama rota ou visitaramumestabelecimento por conta de umanúncio on-line.

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