Revista da ESPM

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2018| REVISTADAESPM 71 shutterstock 6. Fonte de pesquisa e pagamento Cerca de 74% dos que fazemcompras pelo celular usam o site da marca para pesquisa e efetivação de compra, em detrimento dos aplicativos. A boa notícia é que diminuiu a percepção de que comprar pelo celular é mais difícil do que pelo laptop. O número é 10%menor na faixa que compreende pessoas entre 25 e 34 anos. Os que compram costumam adquirir produtos pelo menos uma vez por semana. 7. Marcas estão cada vez mais em evidência O recall (lembrança) de publicidade é maior principal- mente no Facebook e em todas as gerações, com cerca de 76% entre os mais jovens. Os mais velhos percebem mais publicidade emseus aplicativos, e aumenta o recall das marcas no YouTube para os mais novos. 8. Música e mobile tudo a ver O consumidor gosta de estar conectado e de música. Cerca de 75%declaramescutarmúsica pelo smartphone frequentemente, até cinco dias da semana. A maio- ria não se importa se tiver publicidade em meio a sua playlist , principalmente entre os mais jovens (14 a 24 anos), e 82% escutam propaganda nos apps de música. 9. Recompensa e apelo visual O grau de rejeição à publicidade no Brasil é baixo. Des- taque para os formatos que privilegiamas fotos dos pro- dutos, os comentários em posts e vídeos e comerciais possíveis de serem clicados. Entre os mais jovens, 14 a 24 anos, 20%declaramque se interessamdiante de uma imagem bonita e de uma mídia mais rica. Além disso, quando umamarca oferece benefícios, como cupons ou recompensa, cresce o interesse pelo produto. 10. E-commerce é cada vez mais M-commerce O mobile influencia na loja física e no e-commerce. A faixa entre 25 a 44 anos é a quemais usa e efetua as com- pras. As categorias de maior interesse são celulares e informática, mas cresce tambéma procura por artigos de moda e beleza. Empresas que possuem market place commais opções de produtos, como Americanas, Mer- cado Livre, Netshoes e Submarino, estão se mantendo nas primeiras posições entre as preferências. Empresas que usamomobile estão sempre perto dos seus consumidores. Não se trata apenas do dispositivo. Omobile é sinônimode simplicidade, poismuda a forma como os processos são feitos e como os usuários aces- sama informação. As operações podem ser concluídas a qualquer hora, em qualquer lugar e de forma rápida e eficaz. Marcas que colocamos consumidores como cen- tro de suas estratégias não podemignorar essa extensão do usuário. Mobile veio para ficar e transformar a vida de todos os consumidores. *QuersabermaissobreasdiversasiniciativasdaMMAnaAmé- ricaLatina?Me envie umemail no fdlobo@mmaglobal.com ! Fabiano Destri Lobo Diretor da Mobile Marketing Association (MMA) para a América Latina

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