Revista da ESPM
ENTRETENIMENTO REVISTA DA ESPM | JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2018 74 poderiam fechar contratos de curta duração e emnovos formatos, como no The Sims Online, onde os jogado- res poderiam escolher ter um quiosque de sorvetes do McDonald’s ou um computador da Intel por um tempo limitado”, afirma Harris. O crescimento das plataformas on-line como a PSN, da Sony, a Xbox Live, da Microsoft, e a Steam — plataforma de jogos on-line — permitiram aos desen- volvedores adicionar propaganda relevante para os gamers e oferecer aos anunciantes dados comporta- mentais de consumidores com um nível de detalha- mento jamais visto. “Os desenvolvedores conhecem o perfil completo do consumidor, não apenas as variá- veis demográficas, mas o comportamento dele dentro do jogo e também quais as suas reações em relação à propaganda. Em jogos de futebol, por exemplo, con- seguimos saber quantas vezes uma placa de deter- minada marca apareceu nos jogos do Barcelona e do Real Madrid, quantos minutos exatamente o jogador foi impactado com essas marcas e muito mais”, com- plementa Jonathan. Advertising dentro de jogos de plataforma mobile podem ser considerados como o quarto modelo. Apli- cado diretamente a celulares e tablets, esse tipo de pro- paganda pode ser usado de formas variadas como inters- titial oumesmo incorporado dentro da jogabilidade. No primeiro caso, na passagemde uma fase ou de umobje- tivo para outro, o usuário é “obrigado” a assistir a uma propaganda. Já na segunda opção, as propagandas são exibidas em alguns momentos dentro da experiência de jogo e o gamer assiste em troca de não precisar pagar pelo produto. “Apropaganda passou a ser parte da receita dos desenvolvedores, pois muitos produtos adotaram a estratégia de ser freemium , o que significa basicamente que o jogo é grátis e os jogadores pagam pelo produto vendo comerciais. É uma forma demonetização emum mercado saturado de lançamentos, onde muitas vezes o consumidor não quer pagar pelo produto”, declarou Umdoscasosdemaiorsucessodosadvergamesvendeu3,2 milhõesdecópiasdasérieKingGames,doBurguerKing Omodeloquedeveprevalecernos próximosanoséodapropagandaquegera recompensaseosconsumidoresescolhem assisti-la,poissãorecompensadosporisso
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