Revista da ESPM
JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2018| REVISTADAESPM 79 shutterstock embalagens sabem que elas podem ser utilizadas como poderosas ferramentas demarketing, veículos de comu- nicação e elo de conexão coma internet. Outro dia, numa palestra, ao apresentar uma embalagemque estampava em seu painel frontal um novo produto que a empresa estava lançando, fui solicitado a responder à pergunta de umparticipante surpreso com o que via: —Comoassim, eupossoanunciar outroprodutoda empresa naminha embalagem?! Minha resposta odeixou aindamais surpreso: — Por quê? Vocês não fazem isso? Pode parecer surpreendente, mas mesmo profissio- nais de marketing experientes deixam passar a oportu- nidade de comunicar e fazer marketing nas embalagens de seus produtos. Eu considero isso uma falha grave por- que a embalagem representa um custo importante no orçamento das empresas de consumo. É umcusto que já foi pago e está incorporado no custo do produto. Logo, a embalagem representa uma eficaz ferramenta de comu- nicação e marketing a custo praticamente zero. Que empresa nos dias de hoje pode desperdiçar um recurso tão importante pelo qual ela já pagou? Uma nova fronteira a ser explorada é a conexão da embalagem com a web, pois essa ligação pode conduzir diretamente para as mãos do consumidor mensagens, ações, promoções e convites que o levam a conectar-se, promovendo assim uma maior integração com a marca e o universo do produto. Segundoespecialistas, aprincipal vantagemdeutilizar a embalagemnesta função está no fato de ela ter contato físico como consumidor no ambiente onde ele vive, além de falar diretamente com100%dopúblicoconhecido, pois sabemos tratar-se de quemcomprou aquele produto espe- cífico onde amensagemestá veiculada. Esta precisão está cada diamais difícil de se encontrar, devidoàmobilidadevolátilcomqueaspessoassemovimen- tam de sites para músicas, filmes, vídeos, podcasts , rádio, TV,veículosimpressosecentenasdeoutraspossibilidades... Philip Kotler foi enfático ao definir os profissionais de marketing de que as empresas vão precisar: aqueles capazes de fazer mais com menos. E, neste novo cená- rio competitivo, a embalagemé um recurso que pode ser utilizado para fazermarketing eficiente semacrescentar novos custos ao projeto. Mas, apesar de muitos empresários ainda não estarem utilizandotodoopotencialdesuasembalagens,bastafazer umavisitaaossupermercadosparaencontrarbonsexemplos de como elas podemajudar o negócio da empresa fazendo muitomais do que simplesmente “carregar” oproduto. Aembalagemnãodevemais ser usada apenas para car- regar o produto. Ela temde ajudar o negócio da empresa. Ela é a mídia do futuro! Fabio Mestriner Designer, professor e autor de livros didáticos adotados por mais de 30 universidades brasileiras AnovacampanhadeCoca-Colatrazídolos,imagensefrases nolinguajarcaracterísticodajuventudebaladeira NacampanhadeListerine,asembalagensconversamcomos consumidoresnumalinguagempublicitáriaecoloquial
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