Revista da ESPM

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2018| REVISTADAESPM 85 Fonte: Kantar Ibope Media – Monitor Evolution representando 72,4% dos R$ 134 bilhões investidos em publicidade durante todo o ano de 2017 no Brasil. Isola- damente, merchandising na TV foi a iniciativa que mais cresceu no período, passando a figurar em quarto lugar no ranking atual da Kantar Ibope Media. O que também cresceu junto com os anunciantes foi o tempo médio de consumo de televisão no Brasil, que na última década aumentou em uma hora. De acordo com o estudo da Kantar Ibope Media, em 2007, o telespectador passava cerca de 5 horas e 11 minutos assistindo à TV diariamente. No ano passado, essa média subiu para 6 horas e 17 minutos, principalmente por conta dos novos hábitos dos brasileiros, que agora assistem à TV enquanto navegam nas redes sociais. Um dos grandes protagonistas da década é o digital, que nas medições da Kantar Ibope Media é identificado como “display” (sites de conteúdo) e “search” (mecanis- mos de busca). Juntas, as categorias representaram 4,7% do investimento publicitário em 2017, somando R$ 6,2 bilhões. Isso significa que a parte do meio digital que é medida pelo instituto de pesquisa já supera os investimen- tos do meio rádio, cuja participação no bolo publicitário tem se mantido estável, entre 4% e 4,5% na última década. Já as maiores quedas do período foram registradas pela mídia impressa, que sofre com o aumento do meio digital. O meio jornal perdeu 17,1% de participação de mercado, enquanto as revistas viram suas verbas serem reduzidas de 9% para 3% entre os anos de 2007 e 2017. Na última década vivemos uma verdadeira revolução da mídia. No olho do furacão, o profissional de mídia acabou conquistando cada vez mais espaço no processo decisório das agências. Dessa forma, a Revista da ESPM foi conferir como esses profissionais estão trabalhando para reduzir custos e ampliar os resultados de seus clientes. Também perguntamos: quais as perspectivas do setor, diante do uso crescente da mídia digital? A seguir, você confere a opi- nião de Fabio Urbanas (diretor de mídia da AlmapBBDO), Glaucia Montanha (diretora-geral de mídia da Y&R), Luis Padilha (VP de mídia da Isobar) e Márcia Mendonça, dire- tora-geral de mídia da David sobre o assunto. MEIOS JAN A DEZ/ 2017 JAN A DEZ/ 2007 GROSS AD VALUE* R$ (000 (%) GROSS AD VALUE* R$ (000) (%) TOTAL 134.089.406 100 51.868.926 100 TV ABERTA 71.917.451 53,6 25.709.398 49,6 TV ASSINATURA 17.661.298 13,2 4.064.575 7,8 JORNAL 15.497.864 11,6 14.870.100 28,7 TV MERCHANDISING 7.456.309 5,6 - - RÁDIO 6.063.199 4,5 2.098.171 4,1 REVISTA 4.722.925 3,5 4.703.144 9,0 OOH 3.996.558 3,0 89.930 0,2 DISPLAY 3.958.891 3,0 - - SEARCH 2.292.452 1,7 - - CINEMA 522.458 0,4 333.607 0,6 INVESTIMENTOS PUBLICITÁRIOS POR MEIO 2017 X 2007

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