Revista da ESPM
JULHO/AGOSTO/SETEMBRODE 2018| REVISTADAESPM 109 França Japão Canadá Alemanha Reino Unido Estados Unidos 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 0 10 20 30 40 60 50 China Brasil África do Sul Rússia Índia 0 10 20 30 40 60 50 80 70 Venezuela Argentina Equador Bolívia Colômbia Brasil Peru Paraguai Uruguai México Chile 0 10 20 30 40 60 50 China Brasil África do Sul Rússia 0 10 20 30 40 60 50 80 70 Venezuela Argentina Equador Bolívia Colômbia Brasil Peru Paraguai Uruguai México Chile ÍNDICE DE RISCO PARA NEGÓCIOS INTERNACIONAIS – BRICS Escala de 0 a 100 – sendo 0menor risco e 100maior risco Fonte: RAIA-ESPM, 2017 Fonte: RAIA-ESPM, 2017 ÍNDICE DE RISCO PARA NEGÓCIOS INTERNACIONAIS – AMÉRICA LATINA Escala de 0 a 100 – sendo 0menor risco e 100maior risco O Brasil no mundo O Brasil se encontra em uma posição intermediária no IRNI-ESPM.Issoocorredevidoàsuafragilidadeinstitucio- nal, aosaltos índicesdecorrupçãoeàconsiderável insegu- rança pública. Por outro lado, o país possui o nono PIB do mundoesofrebaixasameaçasdesegurançainternacional. Emtermoseconômicos,umadasvariáveisanalisadasno IRNI-ESPMfoi onível deendividamentobrutodogoverno central emproporçãoaoPIBnacional. Existempaísesque possuemelevadarelaçãodesteendividamentonaamostra do índice, comooJapão (240%doPIB), a Itália (130%doPIB) eosEstadosUnidos (107%doPIB). Tomandocomobaseos dadosamostraiseo fatodequeamédiadoendividamento da amostra para 2016 é de 55% do PIB, o Brasil apresenta umvalorumpoucosuperior, queéde78%doPIB, segundo dados do FundoMonetário Internacional (FMI). É importante ressaltar que o valor do endividamento não pode ser tomado isoladamente, mas sim como uma trajetória. É preciso analisar como o setor público irá se comportar em relação aos choques externos que o país possa sofrer. Tal análise deve ser realizada levando-se em conta os resultados de uma crise e a devida reação governamental, esperando sempre que o governo atue de forma anticíclica. Não raro, ouvimos comentários no Brasil a respeito das oportunidades de investimento na Índia e na África do Sul, mas pouco se observa que o próprio Brasil é um ambiente menos arriscado para investimentos do que os outros dois países. Por outro lado, as empresas bra- sileiras em processo de internacionalização já operam emambiente econômico e político semelhante a locais como México ou Rússia. Assim, alguns dos riscos que encontramos nestes países são semelhantes aoque vive- mos no Brasil, fato que pode representar uma vantagem competitiva para as empresas brasileiras no exterior. Como acontece em diversas regiões da América do Sul, as fragilidades brasileiras na área de segurança pública, ineficiência regulatória e alta corrupção afe- tama posição do país frente aos demais, especialmente aqueles que integramo chamadoG7. Devido à piora nos dados de violência e criminalidade, principalmente nas zonas rurais — o que ocasiona altos gastos e investimen- tos públicos na tentativa de combater tais delitos —, a questão da segurança pública temfigurado como tema central do ano eleitoral. Contudo, comos altos níveis de corrupção, nemsempre tais investimentos são alocados de forma apropriada. Como usar o novo índice? O IRNI-ESPM é uma ferramenta de auxílio ao investi- dor internacional em sua tomada de decisão. É comum encontrarmos análises que classificam países muito
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