Revista da ESPM
N a longa história desta revista, poucas vezes tivemos reunidos tantos colaboradores ilustres em uma só edi- ção. O leitor encontrará testemunhos de pensadores, economistas, sociólogos, professores e empresários que atenderamao nosso convite para dar o seu recado aos candidatos que disputarão as eleições de outubro próximo. Referimo-nos não somente aos que disputarão os cargos do poder Executivo, mas também aos milhares de candidatos que disputarão as vagas do Congresso Nacio- nal e das assembleias legislativas estaduais. A todos os nossos colaboradores fizemos o mesmo convite: “o que o senhor gostaria de dizer aos candidatos?”. Por favor, “identifique os problemas prioritários e proponha soluções para eles”. O resultado que o leitor verá nas páginas seguintes é um compêndio de análises e sugestões de alto nível, com extraordinária convergência e que equivale a um autêntico programa de governo para os próximos quatro anos. E que problemas são esses? Eles vão desde a educação e valores que é preciso introduzir e reforçar em nossa cultura coletiva até a disciplina fiscal, as grandes reformas, a ênfase na ciência e na tecnologia como forma de aumentar a nossa produtividade e a aber- tura para o mundo. São ideias e sugestões pragmáticas que refletem, naturalmente, a formação e o pensamento de cada autor. No entanto, no seu conjunto, mostram que a realidade se sobrepõe às diferenças ideológicas. Mostram também que o Brasil tem jeito, mas que esta será talvez a última oportunidade que teremos, nesta geração, para afastar os extremistas e deixar para os nossos descendentes um lega- do democrático de crescimento sustentável, redução das diferenças e criação de oportunidades para todos os brasileiros. A todos os nossos colaboradores desta edição apresentamos os nossos agradecimentos e os mais efusivos parabéns pela qualidade de seus trabalhos. O grande beneficiado será o leitor, que comemora a entrada da Revista da ESPM em seu 25º ano de fundação. Francisco Gracioso Presidente do Conselho Editorial PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Dalton Pastore Jr. Thomaz Souto Corrêa Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo (MTB nº 28.072/SP) Edição de Arte Mentes Design Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br Comercial MidiaOffice Julio Cesar Ferreira (11) 9 9222-4497 juliocferreira@uol.com.br Impressão Referência Gráfica orcamento@referenciagrafica. com.br Operação de vendas avulsas Distribuição emBancas e Redes de Livrarias Total Publicações (Grupo Abril) Edicase Assessoria www.edicase.com.br Revista da ESPM Publicação trimestral da Escola Superior de Propaganda eMarketing. Os conceitos emitidos emartigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consultores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas especialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comunicações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. EDITORIAL Agendapositivapara ospróximosquatroanos
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx