Revista da ESPM

JULHO/AGOSTO/SETEMBRODE 2018| REVISTADAESPM 81 tecnologia,mesmoporqueemtodosostemposela,atecno- logia, guardadasasproporções, impulsionaahumanidade anovasdescobertas.Adiferençacomoqueocorrenosnos- sos dias é a rapidez e, sobretudo, como devemos interagir comela.Osprimeirossinaisespontâneosdeconvíviocom omomento presente são observados entre as crianças de hoje, que já nascemcomchip amais: odigital. Tecnologia, a espiral evolutiva Aoampliarmoso focoda tecnologiaespecificamentepara a área da comunicação publicitária, é possível perceber o despertardosegmentoparaessarealidademutante—mais umbommotivopara acreditar no futuro. É sabido que a economia de livre mercado tem na publicidade e nomarketing ferramentas fundamentais na geração de renda, riqueza e bem-estar. E sempartici- par desse clube digital e pós-digital nada será possível. Os formatos de agências estão se ajustando e prati- cando futurismocriativoparaosnovos tempos, oquenão significaafirmar quediretoresdearte, redatores, planeja- dores, atendimentos e tantos outros profissionais serão substituídos pormáquinas. Mas, sim, que todos deverão seajustar. Ouseja: “desaprender para, então, reaprender”. Trata-sedeumaexigênciacristalinadosanunciantesedo própriomercado consumidor. Claro que nesse processo nem todos conseguem (ou conseguirão) se salvar para contar seus casos. Mas disso ninguémescapará. Aqui no Brasil, ao ajustarmos aindamais o foco da lupa nonegóciodacomunicação,maisespecificamentenospro- fissionaisdepesquisaeplanejamento, nósnosdeparamos comoGrupodeMídiadeSãoPaulo(GMSP),umaentidadede granderelevânciaemtodosostempos,masquenasúltimas duasdécadassesuperou.Afinal,asdiversasplataformasmul- timídiade interaçãocomoconsumidor exigemeficiência. Neste ano, o Grupo de Mídia comemora seu cinquen- tenário, sem ter tempo para parar, sempre a ajustar o seu ponto de atenção à realidade do mercado. Em seu início, reunindo pouco mais de duas dezenas de profissionais, lidava com os objetivos da época. Ou seja, em 1968, os chamados “mídias” das agências pesquisavam planos paramelhor distribuir os recursos das campanhas publi- citárias emveículos quemais poderiampotencializar os negóciosdosanunciantes. Atarefaera importante, apesar de que as opções de investimento giravam em torno das mídias impressas— jornais e revistas—, depois as emisso- ras de rádio e TV. Mas já havia o desejo dos profissionais emagregar novos recursos e competências. Assim, a data de fundação do GMSP se dá no dia 15 de agosto de 1968, todavia há que se reconhecer que não foi tarefa fácil juntar emanter esses profissionais unidos. Os objetivos eram os mesmos, mas, por falta de visões con- vergentes, criarammovimentos paralelos e dessa forma fizeramcomqueessecomeçofossemarcadoporumadivi- sãode grupos. Operíodo foi rápido enãodeixou sequelas. Historicamente, aconsolidaçãodoGrupodeMídiadeu-se, de fato, em1975, quandoa entidade crioua suapersonali- dade jurídica, justamente para poder dar legalidade ao 1º EncontroBrasileirodeMídia realizado festivamentepelo mercado publicitário. Cláudio Venâncio, que assumiu o cargo de presidente da entidade entre os anos de 1987 e 1988, relembraa trajetóriadaentidade, semsaudosismos. Para ele, tudoaconteceuno tempocerto: “Imagina, tínha- mosumgrupodeprofissionaisquerendosabermaissobre mídiaenenhuma literaturaa respeito. Busquei assessora- mentoetomeiafrentedesseprojeto.Acabamoscomprando os direitos e editando os primeiros sete livros em língua portuguesa sobre planejamento demídia. Aliás, foi nessa épocaquedemososprimeirospassosparaohoje festejado MídiaDados ,umcompletoacervodeinformaçõesparaaju- dar oplanejamentodo setor emnível nacional”. PauloGregoraci,quepresidiuoGrupodeMídiade1996a 1997ehojeatuanaáreaadministrativaefinanceiradaenti- dade,afirmaquehámuitoasecomemorar.“Nãofoifácil,mas semprehouvemuitadedicaçãodosprofissionais.Tantoéque GRUPO DE MÍ DI A – 5 0 ANOS ElonMusk, da SpaceX, TeslaMotors e SolarCity, aposta – e muito – nomarketing para divulgar suas invenções shutterstock . com

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