Revista da ESPM

JULHO/AGOSTO/SETEMBRODE 2018| REVISTADAESPM 83 GRUPO DE MÍ DI A – 5 0 ANOS AltinoJoãodeBarros:omídia quedignificouaprofissão! divulgação D urante 50 anos, a tra- jetória de realizações doGrupodeMídiatem emAltinoJoãodeBar- ros a suamaior referência. Nãohá na história da publicidade brasi- leira umnome tão festejado e res- peitado como o de Altino, que foi admitidoaindagarotocomo office boy na agênciaMcCann-Erickson (hojeWMcCann)enelatrabalhoua vidatoda,realizandoumacarreira impossíveldeseimaginarnosdias dehoje.Essasmaisdesetedécadas dededicaçãosãonarradasemdeta- lhesnolivroautobiográfico— Amídia noBrasil: do reclame à eradigit@l — queescreveuemparceriacomNara Damante (Editora Matrix, 2013). Defendiacomtodasassuasforçasa “sua”agênciaemanteve-seaolado depelomenosquatropresidentes, todosvindosdoexterior.Emrelação aoGrupodeMídia, sempreesteve presenteemtodososmovimentos — reza a lenda que as reuniões dos pioneirosnaformaçãodaentidade eramrealizadasnoNacionalClube, um ambiente “chiquérrimo”, só frequentado por homens de terno egravata, nobairrodoPacaembu. Aofalecer,nodia18defevereiro deste ano, aos 92 anos — 74 deles dedicados àpublicidade—, Altino deixou um legado digno de res- peitoeveneração.Porisso,recebeu homenagens póstumas de todas asentidadesque formamacadeia produtiva da comunicaçãopubli- citária. Emvida, alémdeprêmios e homenagens recebidos, deixou livros, artigosemuitas iniciativas em favor da prática da mídia efi- ciente, que ganhou expressão no país graças à sua dedicação. Um de seus maiores feitos foi a cria- ção do Top 5”, aquela contagem regressiva que emissoras de TV passaramautilizarparaanunciar o iníciodapróximaatração, espe- cialmenteantesdostelejornais.Ele foi tambémumdos responsáveis pela criação do IVC, do Conse- lhoExecutivodeNormas-Padrão (Cenp) edoConselhoNacional de AutorregulamentaçãoPublicitária (Conar). Atuando como represen- tante dos profissionais demídia, Altino antecipou-se às negocia- ções entre veículos e agências, alémde liderar as relações entre os empresários de comunicação doBrasil. No livro É o que parece! , lançado no último mês de julho peloClubedos100Amigos, como apoiodoGrupodeMídia,hácasos narrados por ele sobre o inícioda TV no Brasil e a importância do meio rádiocomo ferramentapara estimular omercadopublicitário. divulgação

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx