Revista da ESPM

JULHO/AGOSTO/SETEMBRODE 2018| REVISTADAESPM 85 maior número de usuários da rede. Então, se um formato novo é lançado nos Estados Unidos ou na Europa, ele rapidamente chega aqui. Esse movi- mento incentiva agências e mídias a pensar em como usar essas novas tecnologias na publicidade. Rossini — Como você analisa o relacio- namento entre agências, anunciantes e veículos, atualmente? Sant’Anna — Quando o cliente é mais maduro no uso de tecnolo- gias, esse relacionamento é mais acelerado, até porque ele acaba escolhendo uma agência mais res- ponsiva nesse quesito. O objetivo de uma agência de publicidade é dar respostas às questões de comu- nicação do cliente, buscando solu- ções nos veículos de comunicação, sejam novos ou tradicionais. Não vejo outro modelo de publicidade que não seja baseado no tripé clien- te-veículo-agência. Não é porque surge um novo canal que o investi- mento do cliente deva migrar todo para ele. É preciso ter conhecimen- to e planejamento para decidir qual é a melhor estratégia e dará mais retorno para o investimento. Rossini — Como você imagina o futuro da publicidade? Sant’Anna — Somos um mercado em constante transformação. O tema do momento, tanto aqui quanto lá fora, é a questão das regras para o uso de dados. Estamos discutindo os mes- mos temas — vazamento de dados, fake news , mecanismos de segurança nesses novos formatos — para garantir que a comunicação do cliente esteja chegando ao consumidor e não a um robô ou site de guerrilha. Fala-se muito do vídeo, que é um grande for- mato, com um poder de comunicação em várias plataformas. Mas isso é o que vale para hoje, porque novas plataformas tecnológicas e formas de expressão vão continuar surgindo no mercado. A única certeza é a de que vamos continuar nessa constante e perene transformação. E o Grupo de Mídia São Paulo estará sempre atento às movimentações do mercado global e nacional, para saber para onde es- tamos caminhando. Recentemente participamos do Mapa OOH, uma novamétrica para omercado de “ out of home ”. Também estamos trabalhan- do em novas métricas para o cine- ma. Ou seja, o Grupo de Mídia é uma organização com foco em trazer conhecimento para o profissional de mídia, seja ele de agência, cliente ou veículo. É importante que esse profissional esteja sempre treinado e atualizado. O profissional mais bem preparado é o que fortalece o mercado. Por isso, precisamos de cada vez mais gente participando do Grupo de Mídia São Paulo. Paulo Sant’Anna, presidente do GMSP: ”Não é porque surge umnovo canal que o investimento do cliente devamigrar todo para ele. É preciso ter conhecimento e planejamento para decidir qual é amelhor estratégia” GRUPO DE MÍ DI A – 5 0 ANOS divulgação

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