Revista da ESPM
JULHO/AGOSTO/SETEMBRODE 2018| REVISTADAESPM 87 Este ano, integrantes doGrupo deMídia foramao Japão conferir o que existe demaismodernonouniverso damídia GRUPO DE MÍ DI A – 5 0 ANOS divulgação pelamarca,empresasdetecnologiaseoperadorasdetelefo- niaaproximando-sedoambientedamídiaedacomunica- çãoemuitosoutros impactantes lancesdestacavamainda mais onosso comportamentoprofissional. Embora amaioria das informações se distanciasse da realidade brasileira, era evidente a transformação instau- radanomundodacomunicaçãoeoquantoreposicionaria, não apenas amídia, mas o própriomarketing. Bem,amissãoquemefoiconfiadaparaassumirapresidên- ciadoGrupodeMídiapelosmeuspares,lideradapelosaudoso DanielBarbará,nãoerasimples.Traçamosobjetivos,elabo- ramos planejamento, montamos equipes e, compactuados comapropostadedisseminaronovoeditorialprofissional, em2006 aceitamos o desafio. Foramnecessárias duas ges- tões consecutivas para consolidarmudanças, propor refle- xões,revisõesestatutárias,reformulaçõesadministrativas, criaçãodenovasdiretoriasecomissões,queculminaramno processode rejuvenescimentodoGrupodeMídia. OGMSP foi aosEstadosUnidoe ao Japãoe cumpriufiel- mente o calendário de viagens internacionais instituído anos atrás e que ainda hoje está em execução. Aperfei- çoou o intercâmbio internacional entre os profissionais, foi recebido por Ira Carlim, o premiado diretor de mídia do Grupo Interpublic, na McCann de Nova York. Visitou diversos grupos internacionais de comunicação, centros inovadores de pesquisa, centros inusitados de produção de conteúdo, que contribuíampara o sucesso das ativida- despublicitáriasnocenário internacional. Esforços foram concentrados, energiapotencializada, disposição imensa e trabalho intenso. Tudoparamaterializar odesejodofiel cumprimento damissão queme foi confiada. Omeu empenho e aminha determinação pessoal iam além.Minhapropostaparalelaeradisseminarapercepção eanecessidadedoconhecimento, aomenos, daprática, do ritmo profissional que eu vivia na agência emque atuava. Em2010, ao celebrar o fime o início da gestão liderada peloamigo,contemporâneoecompetenteprofissionalLuiz FernandoVieira, recordes foramcontabilizados: a conso- lidação da biblioteca do Grupo de Mídia, contemplando inusitadas publicações, comoo livro Midialização: o poder daMídia (EditoraNobel, 2006), deminha autoria; amaior quantidade de Leões conquistados pelos profissionais de mídia no Festival Internacional deCannes, do qual parti- cipei como juradoemduas edições; a realizaçãode cursos e treinamentos técnicos para todo omercado; realização de eventos para discussão da Lei Cidade Limpa; a criação da comissãode inovação, responsável pela introduçãode mecanismos inspiradores para os profissionais; a criação de padrões técnicos e efetivos para introduçãodo “código deética” e “capacitaçãodoprofissional demídia”, determi- nações sugeridas e aprovadas no IVCongressoBrasileiro
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx