Revista da ESPM - OUT-NOV-DEZ_2018
OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2018| REVISTADAESPM 29 • Ativação age-friendly Tanto quanto nas demais, na prática de ativação é indis- pensável adaptar-se à nova realidade: seja no varejo físico ou digital, a ambientação das lojas precisa ser mais amigável ao comprador sênior. Mudanças simples como a altura das prateleiras de umsupermercado ou o nível de contraste e tamanho da fonte em uma loja vir- tual fazemenorme diferença na experiência de compra e, por consequência, nos resultados alcançados pelas empresas que pretendem incluir entre seus clientes o grupo populacional de maior crescimento e poder de compra da atualidade. Nas indústrias, o desenho das embalagens e a gestão de portfólio de produtos cons- tituem áreas-chave na oferta de uma experiência de consumo inclusiva. Embalagens que podem ser aber- tas sem grande esforço físico, com conteúdos legíveis e quantidades de produto adequadas ao transporte e armazenamento fáceis determinam a escolha desses consumidores, tão valiosos quanto negligenciados. Algumas redes de supermercado europeias, como a Kaiser’s, naAlemanha, experimentaramguiar agestãode algumasdesuas lojasapartirdasnecessidadesdopúblico sênior. Não surpreende que as lojas que seguiramestes princípios apresentaramresultados até 25%maiores que os das demais, de acordo como levantamento feito pelo Retailnet Group. A lógica é simples: umambiente de loja agradável ao cliente sênior émais agradável a todos. De fato, nenhumcliente deve ficar insatisfeito comequipa- mentos mais ergonômicos, temperaturas, some ilumi- naçãomais agradáveis, atendimentomais atenciosonos caixas e sinalização mais intuitiva nas lojas. Adaptações como a inclusão de pequenas lupas nas gôndolas para facilitar a leitura das embalagens e eti- quetas de preço tambémestão se tornando comuns em lojas físicas nos países emque omercado sênior já está mais desenvolvido. Oportunidade de ouro disfarçada de prata O atendimento às novas demandas da longevidade e o desenvolvimento domercado sênior noBrasil requerem a sensibilizaçãode empresários e gestores para umtema de grande relevância social e constituemuma oportuni- dade iminente de geração de novos negócios, provavel- menteumadaspoucasde tal amplitude emummomento tão crítico para o mercado de consumo no Brasil. É preciso, entretanto, coragem para desafiar as pró- prias percepções sobre o envelhecimento, capacidade analítica para lidar como tema coma devida complexi- dade, decisão e disciplina para adaptar os processos de planejamentoestratégicoemarketing.Nomais, énavegar no oceano prateado enquanto os tubarões não chegam. Juliana Acquarone Fundadora da consultoria Mercado Sênior e professora de consumer insights em cursos de MBA e pós-graduação Redeseuropeias, comoaKaiser’s, naAlemanha, decidiram guiar agestãodealgumas lojasapartir dasnecessidadesdo públicosênior e já registramaumentode25%nasvendas BJOERNWYLEZICH / SHUTTERSTOCK.COM
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx