Revista da ESPM - OUT-NOV-DEZ_2018
OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2018| REVISTADAESPM 31 E m Uma história social do conhecimento II: da enciclopédia à wikipedia (Editora Zahar, 2012), PeterBurkemostracomoaproduçãodeconhe- cimento foi historicamente impulsionadapor interesses econômicos, políticos e sociais. Oautor iden- tifica eras de produção de conhecimento, cujosmotores foram a corrida pela conquista e a expansão territorial das grandes potências, seguida pela corrida submarina até a corrida espacial. Se Burke atualizasse a discussão para os tempos atuais, certamente apontaria a corrida pelomercado grisalho como forçamotriz para uma onda potencial de produção, assimilação e disseminação de conhecimento. A relevância dessemercadomaduro jus- tifica tal esforço. Globalmente, estamos falando de um contingente de 1,5 bilhão de pessoas que gastam cerca de US$ 7 trilhões ao ano e cujo consumo em 2020 deve chegar aUS$ 15 trilhões, segundo projeções da empresa inglesa Oxford Economics. Enquanto isso, no Brasil, há três anos, a população 50+ já respondia por 34% do consumo anual, ou o equivalente a R$ 1 trilhão por ano, como aponta a reportagem Riqueza grisalha , publicada na revista Exame , no dia 5 de fevereiro de 2015. Apesardessascifras, nomesmoperíodo,menosde15% das empresas apresentavamestratégias focadas no con- sumidor 50+, de acordo comoBostonConsultingGroup, e apenas 31% consideram o envelhecimento da popula- ção global nos seus planos de negócios e ações futuras, de acordo compesquisa da Economist IntelligenceUnit.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx