Revista da ESPM - OUT-NOV-DEZ_2018

A os 88 anos, ainda levanto todos os dias comvontade demudar o mundo,eomaiscuriosoéqueàsvezeseuatéconsigofazeralguma coisanesse sentido. Para manter esta minha eterna busca pelo novo, conto com a ajuda da ciência para continuar saudável, numa escala sem precedentes na históriadahumanidade.Avelhicedeixoudesersinônimodedecrepitudeeagora representaapenasumanova fase,maissábiaeprudente, de levaranossavidae tentar ajudar os outros emtudoque pudermos. Naverdade,estaminhaexperiênciapessoalestáserepetindoaosmilhõesem todoopaís,comoaumentodalongevidadeedopapelqueosidososrepresentam nasociedadecontemporânea.Nadamaisoportuno,portanto,doqueestaedição temáticada Revista da ESPM , condensando informações, experiências e ideias que revelamumuniverso fantástico, do qual poucos de nós havíamos tomado consciência.SegundoprojeçõesdoInstitutoBrasileirodeGeografiaeEstatística (IBGE), este órgãomaravilhosoque acabou comaquelahistóriade umpaís que nãoseconhecia,oscidadãoscommaisde65anos,quehojerepresentam9,2%da população, chegarão a 25,5% em2060. Trata-se de uma das taxas de envelheci- mentomaisrápidasdomundo,quecolocaoBrasildiantedeumanovarealidade: pelaprimeiravez teremosmais idososdoque crianças e jovens emnossopaís . A repercussão social e econômica deste fato ainda deve ser mais bem compreendida. De um lado, tornará a população brasileira no seu todo mais conservadora e prudente e menos disposta a ouvir mensagens populistas dos que buscammudar as coisas por meio da revolução. De outro lado, criará uma legiãoincalculáveldoqueosamericanoschamamde seniorconsumers ,querepre- sentarãogradualmenteumdos segmentosmais importantesdoconsumo, por duas razões: emgeral, osconsumidores-sênior continuamaexercer atividades produtivas, alémde teremasuaaposentadoria todososmeses; e, ao invésde se preocuparemempoupar, gastamtudoque ganhamnão sópara si próprio,mas tambémpara ajudar os filhos. Curiosamente, a julgar pelosdepoimentos epelas experiências colhidaspor nós,asnossasempresaseasagênciasdecomunicaçãocomomercadoaindanão se deramconta, plenamente, da importância e das características que tornam o consumidor-sênior diferente e exigem estratégias de marketing específicas. Mas, como o leitor verá nas páginas que se seguem, quando as peculiaridades destenovomercado são respeitadas, os resultados são compensadores. Agradecemos a inestimável colaboração dos especialistas e pensadores que participamdestaedição, comsuasentrevistaseartigos.Comoeles, reconhece- mosqueoproblemadosidosostemmuitasfacetas,masqueosaldoserápositivo paraanossaeconomiaeobem-estarsocialnaspróximasdécadas.Comodizem os estudiosos da demografia, os brasileiros que viverão mais de 100 anos já nascerame pedempassagem. Francisco Gracioso Presidente do Conselho Editorial PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Dalton Pastore Jr. Thomaz Souto Corrêa Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo (MTB nº 28.072/SP) Edição de Arte Mentes Design Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br Comercial MidiaOffice Julio Cesar Ferreira (11) 9 9222-4497 juliocferreira@uol.com.br Impressão Duograf Gráfica e Editora Ltda. Tel.: (11) 3933.9100 Operação de vendas avulsas Distribuição emBancas e Redes de Livrarias Total Publicações (Grupo Abril) Edicase Assessoria www.edicase.com.br Revista da ESPM Publicação trimestral da Escola Superior de Propaganda eMarketing. Os conceitos emitidos emartigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consultores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas especialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comunicações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. EDITORIAL

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