Revista da ESPM - OUT-NOV-DEZ_2018

OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2018| REVISTADAESPM 47 Em2020oconsumo60+deveráatingirUS$15 trilhões. Até lá, todasaseconomiasdoplanetaestarão refénsdas necessidades, desejosecaprichosdevovôsevovós SHUTTERSTOCK.COM Em2030 a população acima dos 55 anos será responsável por 50%do crescimento do consumo nos EUA, 67%no Japão e 86%naAlemanha recessão, apresentando margens superiores a todos os demais segmentos do real estate . As oportunidades são enormes, em todos os seus sub- segmentos, que vão da construção de condomínios para idosos independentes aos campi que incluem opções para as pessoas que necessitamde assistência contínua e até os centros para os idosos comdemência avançada. Uma dasmodalidades emexpansão no Brasil é a con- versão de uso de edifícios, flats e hotéis em residenciais para os adultos idosos. BeaconHill é umbairro residencial de luxo emBoston, nosEstadosUnidos. Cercade14%dosnovemilmoradores daáreatêmmaisde60anos.Amaioriadelesnãoquersairda região,mesmoquandoestámuitovelha, ochamado Aging in Place . OVillageConcierge éumserviçodocondomínio, de muito sucesso, onde ummembro pode simplesmente ligar e solicitar serviços como compras, transporte, lim- peza, pequenos reparos eoutrasnecessidadesdomésticas diárias. Ea demanda por esses serviços só faz aumentar. Mas do que precisam mesmo os seniores para enve- lhecer beme comsaúde?Vamos começar como conceito das Blue Zones, os ícones do envelhecimento saudável, as ilhas de longevidade do planeta. São cinco: as ilhas de Okinawa, no Japão; de Ikaria, naGrécia; edaSardenha, na Itália; a península de Nicoya, na Costa Rica; e a comuni- dadedeLomaLinda, naCalifórnia. Todas reúnemamaior coleção de centenários per capita domundo. Estudos rea- lizados por pesquisadores deHarvard nessas comunida- des mostraram que o fator mais importante para uma longevidade saudável e feliz, mais do que a alimentação saudável, a redução do estresse ou o exercício físico, são os relacionamentos sociais de valor, a convivência com amigos de verdade e com a família. E se a tecnologia acena comumcrescente leque de ino- vaçõespara tornar avidados adultos idososmais segurae independente, o isolamentoe a solidãonecessitam, como antídoto, de modelos de relacionamento pessoal, físico e carinhoso.Eénessecruzamentoentreoacessogalopantea tudooqueédigital,coma bitização davida,eoexíguoprivi- légiodaofertado toquehumano, pessoal esensível, quese encontraaartedeumenvelhecimentosaudávelefeliz.Falar de arte não é exagero. O futuro necessitará da conjunção dos techs comos artistas e comos especialistas emgente. O drama do isolamento e da solidão vai encontrar na indústriade serviços inteligentes uma respostapara suas aflições. O número de aposentados que não têm aonde ir não para de aumentar todos os dias. Muitos vão embusca de espaços coletivos que substituem, como mães de alu- guel, seus antigos locais de trabalho. A primeira e mais óbvia parada nesta busca é o varejo, que o idoso enxerga como um lugar para se conectar com alguém, provavelmente umvendedor, e assimsair do seu isolamento e da sua solidão. Ele busca ansiosamente um porto novo, que substitua o local de trabalho, que ele não temmais.Mas que tambémnãoo identifique comovelho. O Café Starbucks tornou-se um grande sucesso com esse conceito de porto. E um bom exemplo desse porto novo focado nos adultos idosos é o Mather Café, em Chicago. A atmosfera do café é elegante, inspiradora. Não parece um local para velhos. Numa sala ao lado do café o Mather oferece mais de 40 programas diferen- tes, com aulas de tudo o que se possa imaginar, e onde se podem fazer novos amigos. O inteligente aqui é que

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