Revista da ESPM - OUT-NOV-DEZ_2018
OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2018| REVISTADAESPM 63 Revista da ESPM — Por aqui, ain- da são poucas as empresas que estão sabendo aproveitar as oportunidades geradas pelo envelhecimento da popu- lação. Quais as principais diferenças do mercado sênior brasileiro em compara- ção ao mercado europeu? Olivetto — A Europa nasceu bem antes do Brasil. Portanto, aprendeu a ter mais idade há muito mais tem- po. Alguns gestos absolutamente naturais no mercado sênior europeu ainda são vistos como gestos revo- lucionários no mercado brasileiro. Evidentemente, e antes de tudo, é fundamental também que os admi- nistradores públicos e os cidadãos colaborem. Na Inglaterra, por exem- plo, acontecem com naturalidade e no cotidiano coisas que no Brasil infelizmente ainda são absoluta exceção. Veja alguns exemplos da atuação dos dirigentes das cidades: em Londres, nos lugares públicos já existem equalizadores de som que ajudam as pessoas que usam aparelhos para surdez. Assim como já existem plataformas automáticas que saem dos carros do metrô, per- mitindo que pessoas com cadeiras de rodas entrem no underground sem precisar de ajuda de terceiros. Revista da ESPM — Atualmente, que tipo de produto e serviço voltado para este segmento vem se destacando no mercado europeu? Olivetto — Na Alemanha, por exem- plo, já existem feiras especializadas em produtos e serviços para o públi- co da terceira idade. Nas feiras ale- mãs você encontra desde telefones com teclas maiores para facilitar a leitura, até estandes especializados em viagens extremamente confortá- veis, com pacotes de novidades para lugares já conhecidos pelos usuários e pacotes de visitas a lugares des- conhecidos. Tenho até um exemplo familiar para citar: meu sogro, que acaba de fazer 90 anos, ostentando uma condição física invejável, fará com sua mulher, no início de 2019, uma volta ao mundo criada especial- mente para esse público. Revista da ESPM — Em sua opinião, o que falta para esse mercado sênior se desenvolver no Brasil? Olivetto — Mais do que um com- portamento do marketing ou da publicidade, na Inglaterra existe um comportamento das pessoas em ge- ral e dos mais jovens em particular, no dia a dia, com os representantes do mercado sênior, que influencia diretamente as atitudes do marke- ting e da publicidade. Um exemplo: na Inglaterra, casais de uma certa idade, quando vão aos restaurantes da moda, não são olhados como exceções ou avis rara pelos frequen- tadores jovens desses mesmos res- taurantes. No Brasil, infelizmente as coisas ainda não são assim. Os representantes do segmento sênior não são incentivados a frequentar e muitas vezes são quase que convida- dos a se retirar dos lugares emmaior evidência. Revista da ESPM — Mas é preciso ressaltar que existe uma grande dife- rença entre os brasileiros e os europeus. Enquanto a Europa enriqueceu antes de envelhecer, aqui ocorre exatamente o contrário. Que implicações isto tem no marketing e na comunicação? Olivetto — Sem dúvida, as situações são diferentes e a tarefa dos profis- divulgação Cena do comercial Homemcommais de 40 anos , que incentivou a criação da lei para banir a limitação de idade nos classificados de emprego
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