Revista de Jornalismo ESPM
REVISTA DE JORNALISMO ESPM | CJR 45 AreclivagemnaconcepçãodeMIL pela Unesco implicou ainda a fusão de dois conceitos complementares: competência informacional ecompe- tênciamidiática. Aprimeira se refere ao acesso e uso ético da informação, mobilizandoconhecimentosehabili- dades que vãodesde a capacidadede leituraeescritaatéosmecanismosde busca, organizaçãoemanipulaçãode dados, informaçõeseconhecimentos. Já a competênciamidiática, também denominadadecompetênciacomuni- cacional, diz respeito à convergência entre aqueles conhecimentos ehabi- lidades e os processos de subjetiva- ção neles e comeles operacionaliza- dos, ou seja, aosmodos como as inte- rações comosmeios transformamos sujeitos e as realidades. ção” – de acordo com o L’education aux médias , de 1984. Um marco neste programa da Unesco foi a Declaração deGrünwald sobre a Educação para os Media , que, em1982,incorporouastransformações docampocomunicacionalemidiático –especialmenteoimpactoculturaldos meios audiovisuais e seupotencial na promoção da participação ativa dos cidadãos na sociedade. Tal fato sig- nificou o redirecionamento de suas concepções com vistas a uma abor- dagem mais construtivista, em sen- tido semelhante à tese defendida por Thomas Bauer, de compreensão das competênciasmidiáticascomotrans- formação social e formade se estabe- leceremconexõesentreos indivíduos earealidadesimbolicamentemediada na qual estão inseridos e constituem subjetividades e intersubjetividades. Posteriormente à declaração de Grünwald, a Declaração de Alexan- dria , em2005 – ratificada pela Carta de Paris , em 2007 –, reitera a pers- pectiva anteriormente adotada e reconhece a MIL como um direito humano, que “empodera as pessoas de todos os estilos de vida a procu- rar, avaliar, usar e criar a informação de forma efetiva para atingiremsuas metas pessoais, sociais, ocupacionais eeducacionais.Trata-sedeumdireito humano básico em ummundo digi- tal que promove a inclusão social em todas as nações”, como descreve a Unesco no documento Teacher trai- ning curricula formediaand informa- tion literacy , em 2013. ILUSTRAÇÃO: SAULO CRUZ
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