Revista da ESPM JUL_AGO_SET 2020 web
JULHO/AGOSTO/SETEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 11 esportivos registrou uma elevação de 223%, seguido pelas áreas de eletrodo- mésticos e moda. Esses números tendem a se manter com a flexibilização das medidas de isolamento social? Santos — A população de novos com- pradores virtuais já foi estabelecida, porque esse público descobriu que comprar pela internet não é algo im- possível, alémde ser interessante, pois permite ter acesso a produtos mais baratos ou que não estão no comércio próximo da área pela qual transita. O bom desempenho do e-commerce tende a se manter mesmo após a reto- mada do comércio físico e da rotina daspessoas, desdequeocorra também a retomada da economia. Revista da ESPM —O governo federal já declarou repetidas vezes que pretende criar um imposto sobre as vendas digi- tais. Que impacto essa nova taxa teria sobre o desempenho do e-commerce? Santos — Basta de imposto! Isso é um descalabro, um verdadeiro absurdo. Por que onerar ainda mais as em- presas que estão gerando empregos e brigando para se manter saudá- veis em meio à crise? O e-commerce deveria ser encarado pelo governo como a maneira mais fácil e prática de se controlar tudo o que está sendo comercializado no país, por meio das notas fiscais eletrônicas que são ge- radas. Este é um setor que tem de ser apoiado, não tributado. A tecnologia que o mundo tem hoje à disposição permite ao governo utilizar os impos- tos já tributados de uma forma mais inteligente e em prol da população. O que falta é mudar a mentalidade de nossos governantes. Se continuarem com essa política de “farinha pouca, meu pirão primeiro”, vai chegar uma hora em que não terão mais de quem tributar! Político precisa ter cabeça de empresário. Afinal, ele é um gestor, e não um padrinho com muitos afilha- dos. Mas essa mentalidade só irá mu- dar quando a população se conscien- tizar de que é preciso acompanhar as convocações públicas, os pleitos, os políticos. Cada um de nós tem essa missão para enriquecer o debate, evitar práticas indevidas e modificar o cenário atual. Depende de uma ação coletiva da população. A mesma regra vale para a pandemia: se oBrasil tivesse sido um país disciplinado na quarentena, não teríamos ficado de castigo emcasa por tantosmeses! Revista da ESPM — Como o setor se prepara para enfrentar esta ameaça? Santos — Nós, da ABComm, temos conversado muito com o atual gover- no, que tem se mostrado bem mais aberto ao diálogo que os anteriores. Nosso discurso é claro: precisamos de parceiros, não de carcereiros! A lógica é estabelecer parcerias para trabalharmos em conjunto e assim crescermos juntos! Antes de taxar o e-commerce, é preciso melhorar a infraestrutura do país, que precisa ser toda revista. Estamos fazendo um trabalho de conscientização junto à classe política. Agora, caso o diálogo se esgote, iremos estudar as medidas jurídicas possíveis para evitar mais uma taxação, como ocorreu no Rio de Janeiro. Logo no início da quarentena, o governador do estado correu para aumentar a tributação das empresas de delivery, o que provamos ser algo inconstitucional. O fato é que, en- quanto houver ovelhas e lobos, a har- shutterstock . com Emjulho,milharesdemotoboysse reuniramnas ruasdacidadedeSãoPaulopara protestar contraascondiçõesde trabalho impostaspelasempresasdeaplicativos
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