Revista da ESPM JUL_AGO_SET 2020 web

O avesso do avesso do avesso do avesso! N auniversidadedavida, oprofessor FranciscoGraciosoeraummestre, queinsistiaemserumeternoaprendiz!Umadasgrandesliçõesqueele nosensinoufoiqueasabedoriacomeçacomadúvidaequeoaprendiza- donunca termina, emumprocessoevolutivoconstante. Comosolhos no amanhã, estava sempre um passo à frente, o que fazia com que todos tivessem de correr e suar a camisa para alcançá-lo. E assim foi “cada vezmais longe, cada vez melhor”, como ilustra seu editorial publicado na nossa edição 113: “Ainda levanto todos os dias com vontade de mudar o mundo. E o mais curioso é que, às vezes, eu até consigo fazer alguma coisa nesse sentido”. E como fez! Para nossa sorte, um dos maiores prazeres do professor Gracioso sempre foi compartilhar os conhecimentos aprendidos. Muitos deles viraramtema de capa da Revista da ESPM — espiritualidade, omnichannel, compliance, Zeitgeist... —, pautas que continuammais atuais do que nunca. Na redação, costumávamos brincar que cada nova edição representava um verdadeiro curso de pós-graduação em deter- minado assunto, por conta da profundidade com que cada tema era tratado e da qualidade dos articulistas. “Comoseráoamanhã?”, questionavanossomentor acadanova reuniãodepauta. E assim 26 anos se passaram. Até que emmarço de 2020, o mundo virou do avesso e um vírus nos levou à seguinte questão: “Como será o mundo pós-pandemia?”. A respostaestánaspáginasaseguir, quecontemplam“maisumagrandeedição”, como disse o professor Gracioso, dias antes de partir. Sabemosquemuitossãooscaminhosqueirãonoslevaraomundopós-pandemia, mas todos seguem praticamente a mesma palavra de ordem: reinvente-se!, como ensinam Pethra Vargas Ferras (diretora de marketing da XP), Melissa Vogel (presi- dentedaKantar IbopeMedia), AltairRossato (CEOdaDeloitteBrasil), FlavioFerrari (head of ad innovation & strategy na CNN Brasil) e tantos outros especialistas que compõemesta edição. “Novos comportamentos, novos hábitos de consumo, novos critérios de avaliação dasmarcas, novos atributos valorizados nos produtos, novas hierarquias de prioridades, novos desejos: tudo isso vai depender dos novos valores que se instauraremna sociedade daqui para frente. E é fundamental que se perceba queadefiniçãoeaconstruçãodessesvaloressemprepassaram,continuampassando evãopassar aindamaispeloquedizemepeloque fazemasmarcas”, asseguraBruno Pompeu, fundador da Casa Semio. E assim seguimos nos reinventando, aprendendo e praticando a arte de ser um eterno aprendiz — a grande lição de vida que o professor Gracioso nos ensinou todos os dias. Paranós, da Revista da ESPM , foi umprivilégioeumimensoprazer caminhar ao seu lado todos esses anos. Obrigada, mestre! Valeu cadaminuto! Equipe de redação Revista da ESPM PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Dalton Pastore Jr. Thomaz Souto Corrêa Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo (MTB nº 28.072/SP) Edição de Arte Mentes Design Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br Comercial MidiaOffice Julio Cesar Ferreira (11) 9 9222-4497 juliocferreira@uol.com.br Impressão Duograf Gráfica e Editora Ltda. Tel. (11) 3933.9100 Revista da ESPM Publicação trimestral da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consultores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas especialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comunicações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. EDITORIAL

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1