Revista da ESPM JUL_AGO_SET 2020 web

JULHO/AGOSTO/SETEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 31 Ovarejo e o consumoDC - Depois do Coronavírus 16 transformações que entrarão para a história da sociedade pós-Covid Por MarcosGouvêa de Souza E xistemaspectosquepodemserantecipadosde movimentosestruturaisqueimpactarãoomer- cado,ovarejoeoconsumo,nosambienteslocal eglobal,comoresultadodocenárioemexplosiva transformaçãoprecipitadopelaCovid-19eamplificadopor umconjuntodeoutrosfatores,controláveiseincontroláveis, que caracterizamoDC—Depois doCoronavírus: • 1. Aceleração da consolidação do novo eixo geopolítico e econômico do mundo É evidente que não é algo específico para varejo e con- sumo, mas tem e terá implicações também muito for- tes em termos de abastecimento, marcas, logística, produtos e canais de vendas e relacionamento. Era um processo em evolução, mas está sendo agora acelerada a consolidação da Ásia no epicentro da transformação geopolítica e econômica mundial. Enquanto China, Coreia, Cingapura e outros países da Ásia se integra- ram e encaminharam soluções pragmáticas e rápidas para contornar o epicentro do furacão gerado pelo coro- navírus, países como Estados Unidos, de um lado, e os europeus, latino americanos e de outras regiões de outro, demoraram para se sensibilizar e se mobilizar para enfrentar o problema. As consequências foram diferentes no plano social, político e econômico, fragi- lizando lideranças políticas emmuitos desses países e ensejandomovimentos de renovação. Omovimento de integração econômica e logística que se iniciara com o New Silk Road, patrocinado pela China, faz crescer ainda mais a influência asiática no mundo pós-pande- mia, polarizando o ambiente econômico e político glo- bal, comsuas consequências sendo também relevantes nas questões de marcas, canais de distribuição, parti- cipação de mercado e hábitos de consumo. • 2. Redução da importância estratégica dos Estados Unidos para o mundo Às vésperas de uma eleição presidencial ainda inde- finida, independentemente de quem irá vencê-la, a ainda maior economia do mundo tem sua importân- cia estratégica para o mundo e para o Brasil reduzida, mesmo que continue dominante, por conta da neces- sidade de equacionar seus próprios problemas e difi- culdades em apoiar outras economias. No âmbito do varejo e do consumo, isso pode significar redução da importância de marcas, canais, empresas e negócios envolvendo consumo a partir dos Estados Unidos. O movimento recente do Walmart liquidando suas ope- rações no Brasil e em outros países da América do Sul já era uma sinalização desse processo. Ante as dificul- dades locais pela ação da concorrência, em especial no digital e mais especificamente da Amazon, a rede preferiu concentrar esforços. Ainda que a Amazon, na contramão desse movimento, se proponha a cres- cer de forma mais agressiva no Brasil, no conjunto da obra, envolvendo empresas, negócios, marcas, lojas e conceitos norte-americanos, haverá uma perda de relevância do que for criado, desenvolvido e operado a partir dos Estados Unidos, com um concomitante crescimento global de marcas, produtos e negócios a partir especialmente da China. • 3. Aumento da importância econômica da China para o Brasil Na mesma linha de raciocínio, temos outro elemento, que também já estava emevolução, coma China, que já havia se transformado no principal destino de exporta- ção de produtos brasileiros. Tudo indica que deveremos ter uma aceleração desse processo, tanto pelo lado da

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