Revista da ESPM JUL_AGO_SET 2020 web

JULHO/AGOSTO/SETEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 37 Um dos principais propulsores da transformação digital foi a população de baixa renda, composta por 165 milhões de pessoas, que movimentam R$ 1,6 trilhão na economia O novo coronavírus transformou a vida dos brasileiros. Reconfiguramos nossas roti- nas para adaptar as atividades com os desafios impostos pelo vírus. Distancia- mento social, uso de máscaras, higienização das mãos e cuidado comaglomerações forampriorizados aos pri- meiros sinais do coronavírus, causando mudanças no trabalho, na renda e no consumo. Aindaqueomodode compra tomassenovos caminhos antes daCovid-19, a crise de saúde pública acelerou a ade- são aos meios digitais. As barreiras culturais e tecnoló- gicas foram aos poucos sendo superadas à medida que a situação se agravou nesses mais de cem dias de qua- rentena. Um dos principais propulsores? A população de baixa renda, composta por 165 milhões de pessoas, quemovimentamR$ 1,6 trilhão na economia como seu consumo. Elas intensificaramsua presença on-line para acessar programas de assistência/doações e fazer com- pras. No caso dos microempreendedores, passaram a vender seus produtos e serviços na rede. Pesquisa do Instituto Locomotiva, realizada no início da pandemia, mostrou o avanço no uso de contas digi- tais por parte das classes C, D e E. Este público passou a usar frequentemente a internet, justamente porque está recebendo doações via aplicativos ou se cadastrando em poupanças eletrônicaspara receber oauxílioemergencial do governo. A entrada de dinheiromudou a lógica e ace- lerou o uso do dinheiro digital no lugar do dinheiro vivo. Estes brasileiros também impulsionaramomercado de varejo on-line, mesmo sendo os mais atingidos pela crise econômica. No primeiromês de isolamento social, a compra pelos aplicativos cresceumais de 30%. Abusca pelomelhorcusto-benefíciotornou-seessencialaomesmo tempo que se equilibrava o pagamento de contas bási- cas (água, luz e gás) coma pouca renda obtida durante a quarentena. Os canais de venda integrados comentrega eficiente e programas de relacionamento ganharam espaço, trazendo benefícios àqueles que estão bastante atentos aos produtos e serviços on-line: os consumidores pesquisamos preços commaior frequência, conhecem melhor as marcas e cobram pelo posicionamento das empresas durante a pandemia. Em relação à renda familiar, os informais e os peque- nos empreendedores ficaram claramente impossibili- tados de voltar às condições anteriores. Como a crise tirou o dinheiro de dentro da casa dessas pessoas, as desigualdades sociais foramacentuadas. Levantamento do Data Favela, parceria do Instituto Locomotiva com a Central Única das Favelas (Cufa), realizado no quarto mês de distanciamento social, indicou aumento nos gastos para 87% das famílias cujos filhos deixaram de ir à escola. Oito em cada dez também disseram que as crianças em casa prejudicaram na obtenção de renda familiar. Apreocupação comodinheiro cresceu substan- cialmente: de 75% em março para 89% em junho. Com pouco dinheiro entrando e sem reservas financeiras, 80% das famílias não tinham condições de aguentar longos períodos dentro de casa sem trabalhar. shutterstock . com Como a crise tirou o dinheiro de dentro da casa dessas pessoas, as desigualdades sociais foram acentuadas

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