Revista da ESPM JUL_AGO_SET 2020 web
JULHO/AGOSTO/SETEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 43 No fim do ano passado, antes de a pandemia ter início, o iFood registrava 26,6 milhões de pedidos, quase 30 vezes mais do que a expectativa para 2015 shutterstock . com Oisolamentovemocorrendoháanos e teminúmerosdesdobramentosnanossa vida, comooaumentodo interessepor culinária, decoraçãoe tecnologia do alto nível de competitividade que encontrou por aqui. A Uber promoveu em 2019 rodadas de demis- sões, impactando também a operação da Uber Eats no Brasil. O iFood encerrou atividades na Argentina em 2018, entre outros motivos, para se dedicar com mais afinco à operação brasileira. Ou seja, já antes da pandemia, os acontecimentos deixavam bastante claro que o Brasil não é para amadores e o mercado de delivery também não. Lembra dos números que eramesperados pelo iFood lá em2014? Pois bem, no fimdo ano passado, antes de a pandemia ter início, o iFood registrava 26,6milhões de pedidos, quase 30 vezesmais do que a expectativa para 2015. Ovolume de restaurantes parceiros era demais de 130mil, e a cobertura já estava próxima demil cidades. Muita coisa rolou de lá pra cá. Os números divulgados durante a pandemia pelos aplicativos já são bemmaio- res, mas, antes de falar deles, vamos falar um pouco sobre o isolamento social e como ele afetou o compor- tamento do usuário. Os impactos da pandemia no delivery on-line Em1981, Faith Popcorn, a renomada futurista, cunhou o termo “ cocooning ”. Oencasulamento — tradução adap- tada para o português — se refere a uma tendência de as pessoas ficarem cada vez mais tempo em suas casas em decorrência do aumento dos riscos e ame- aças do mundo exterior, como a violência, o trânsito, a poluição etc. Este cenário, segundo a previsão, leva- ria o indivíduo a valorizar cada vez mais seu espaço, criando oportunidades para todo tipo de solução que proporcionasse aumento de qualidade de vida dentro de casa. O isolamento, portanto, não é um fato novo e isolado da história. É umprocesso que vem ocorrendo há muitos anos e tem inúmeros desdobramentos em nossa vida prática, como, por exemplo, o expressivo aumento nas últimas décadas do interesse por culi- nária, decoração e tecnologia de eletrodomésticos. Ou, ainda, a progressiva quantidade de condomínios fechados, que são verdadeiras cidades, com serviços e comércio próprios, que permitem ao morador cum- prir suas tarefas diárias sem precisar sair de casa. Ou, obviamente, o surgimento do próprio delivery: de comida, bebida, farmácia, supermercado, artigos pet etc. O que a pandemia fez foi criar um túnel do tempo que está acelerando — provavelmente emalguns anos — um processo que, até então, era gradual e progressivo. Apesar do inegável caráter trágico de uma pandemia paratodoosetorderestaurantestradicionais—entenda-se Em 2017, os colombianos da Rappi desembarcam por aqui comuma proposta de entrega mais completa: ”o delivery de tudo em poucos minutos” shutterstock . com
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