Revista da ESPM JUL_AGO_SET 2020 web

JULHO/AGOSTO/SETEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 53 bem, mas com a pandemia a sua décima edição não poderia ser realizada nos mesmos moldes das versões anteriores. No fim de mar- ço tivemos de tomar uma decisão: cancelar ou fazer o evento 100% on-line e gratuito. E acabamos to- mando a decisão correta ao migrar o projeto todo para o nosso site, com a transmissão de lives que contaram com a participação de 30 mil pessoas. Com o tema “um novo olhar para um novo futuro”, o Exper t XP 2020 teve ma is de cinco milhões de espectadores, sendo 61% do públ ico na fa i xa etária entre 18 e 24 anos. Regis- tramos um aumento significativo na participação das mulheres, que representaram 44% do total de es- pectadores. Em 2019, no evento fí- sico, tivemos 77% do público mas- culino e 23% do público feminino. Entre os ganhos da versão on-line, temos ainda o fato de o conteúdo estar disponível para acesso em nossa plata forma de conteúdo, que no primeiro semestre de 2020 atingiu sete milhões de usuários únicos. Ganhamos em capilarida- de e escala, levando conteúdo de qualidade para um maior número de pessoas em todo o Brasil, uma vez que 60% da audiência foi regis- trada em outros estados, fora da região Sudeste. No ano passado, 80% do público era do Sudeste. No ano que vem, a ideia é montar um evento híbrido, com o melhor dos dois universos! Revista da ESPM — Até que ponto esse ganho de capilaridade e audi- ência influenciou positivamente nos resultados da XP? Pethra — O sucesso do evento gerou um aumento significativo de contas abertas nas semanas seguintes, quando batemos um recorde ao re- gistrar um crescimento de 10% em comparação à média mensal dos meses anteriores deste ano. Com isso, atingimos um total de R$ 436 bilhões sob custódia, o que repre- senta uma alta de 59% em relação ao ano anterior. Revista da ESPM — Considerando a forma como a população brasileira lida com o dinheiro e as finanças, qual é a expectativa de crescimento da XP para os próximos anos? Pethra — O mercado brasileiro ain- da temmuito a ser explorado. Basta lembrar que 85% do montante mo- vimentado em todo o Brasil estão concentrados em cinco grandes instituições, sendo que o inves- timento preferido dos brasileiros ainda é a poupança — o lugar que recebeu mais investimento em 2020, mesmo rendendo menos do que a taxa Selic. Na Europa e nos Estados Unidos, ocorre o inverso: 80% do capital está fora dos gran- des bancos. Isso mostra o enorme potencial de crescimento do mer- cado nacional. É por isso que temos investido em conteúdo de qualida- de, capaz de empoderar as pessoas para estabelecer uma relação mais madura com o tema “investimento” e assim incentivar uma mudança de comportamento da sociedade. shutterstock . com Educação financeira deveria ser ministrada desde o início da vida, porque quantomais informação a pessoa tiver para planejar seus próprios recursos, melhor ela viverá

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1