Revista da ESPM JUL_AGO_SET 2020 web

JULHO/AGOSTO/SETEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 77 (241%); itens de cama, mesa e banho (236%); brinquedos (211%); móveis (174%); e eletroportáteis (164%). Uma con- siderávelmudançanocomportamento,jáqueosprodutos mais adquiridos pelos brasileiros eramnos segmentos de eletrônicos e eletrodomésticos. Conteúdos também entram nessa conta de consumo noambientedigital.Embora as lives tenhamsidoa grande coqueluchedocomeçodapandemiaejáapresentemqueda significativaemaudiência,canaiscomo“façavocêmesmo”, que ensinamaspessoas a cozinhar,fazerartesanato,entre outros,ganharammais espaço emerecemumolharmais atento daqui emdiante. Mesmocomtodosessesespaçosdemídia jáconhecidos por anunciantes e consumidores,passamos a lidar como desconhecido.E,mesmo comtoda essa configuração que o novo coronavírus desenhou, não arrisco em falar sobre tendências de mídia para um futuro pós-pandemia, mas simsobrecomoavaliaressasmanifestaçõespontuais,qual o papel de cada meio neste momento e como criar opor- tunidades emcada umdeles,avaliando profundamente a relevância,o discurso damarca emcada espaço e,o prin- cipal,comousar a potência de cada umpara se aproximar mais dos clientes. A relação entremarca e consumidor nunca foi tão pre- cisa quanto neste momento no qual todos se viram na mesma situação incerta, confusa e sem respostas. Para o retorno se tornar relevante,é preciso ter a união de todos, principalmente na construção e permanência dos laços fortes construídos em ambiente all line , ou seja, dentro e fora do ambiente digital. A jornada do consumidor passa a ser uma nova traje- tória, muito mais em real time , na qual temos a oportuni- dade de planejar o agora. O futuro é o presente. Comuni- car-se com as pessoas que têm a intenção de fazer algo é diferente de comunicar-se comas pessoas que realmente querem fazer algo agora. Chegadepensarnoqueosmeios fazemnavidadaspes- soas. É preciso entender que o jogo é saber o que as pes- soas fazemcomosmeios de comunicação.Saiba estarno digital, saiba ser digital, saiba criar conteúdo e, principal- mente, saiba dialogar como seu público. Oque vale na pandemia talvez seja só na pandemia.O que podemos cravar é que,emtermos digitais,o caminho, quase sempre,é só de ida.E para osmeios que cresceram e ainda estão crescendo durante estemomento deCovid- 19, o caminho passa por entender quais foramos pontos altos que fizeramas pessoas consumirem suamarca ou serviço e de que forma sua empresa se comunicou. Este pode ser um mapa termal para comunicações futuras, quando tudo voltar à normalidade. Diego Oliveira Professor e supervisor da área de mídia e inovação da ESPM Obrasileiro voltou a se conectarmais coma televisão – aberta e fechada. Dados recentes do Ibopemostramque a quantidade de televisores ligados chegou a +17%na média diária emtodo oBrasil Omedo de se sentir sozinho ou excluído levouboa parte da população a consumir TV, ouvir rádio, buscar notícias na internet e, nomeio disso tudo, surge umnovo formato demídia: as lives shutterstock . com shutterstock . com

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1