Revista da ESPM JUL_AGO_SET 2020 web
JULHO/AGOSTO/SETEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 81 boas. Isso se dá, em parte, pelo fato de estarmos começando a colher os frutos da transformação da agência em uma empresa de tecnologia. Tem sido difícil, mas estamos avançando em nosso processo de evolução. Co- meçamos o ano ganhando a conta da BR Distribuidora, uma das maiores empresas do país, e ao longo dos meses tivemos mais importantes conquistas: mais algumas contas da Natura; a conta da Todos Pela Saúde; um projeto para a Fila; e, recentemente, ganha- mos a concorrência da Petlove. Ao mesmo tempo, continuamos fazendo um trabalho sólido com nossos clien- tes, posicionando-os muito bem du- rante a pandemia da Covid-19. Mesmo com mudanças significativas, com aumento em alguns setores e queda em outros, as pessoas não vão parar de consumir. Na retomada, nosso papel se manterá o mesmo: escutar o que as pessoas estão realmente pedindo para criar e realizar entregas cada vez mais afinadas para elas.” O que está por vir… “Desde o começo da pandemia, cada dia tem trazido uma notícia capaz de alterar o curso das estratégias de negócios que haviam sido pensadas na semana anterior. E é por isso que, agora, modelos de negócios precisam ser reinventados de três em três meses praticamente. Eu sou um otimista e acredito que daqui a pouco vamos viver um novo renascer. A retomada das atividades será diferente e trará mudanças nos eixos de consumo, mas aos poucos ela vai acontecer.” WASH I NGTON OL I VET TO Opoderda informação De Londres, Washington Olivetto analisa os impactos da pandemia no mundo e alerta: “Agora é hora de informar os consumidores, não de vender nem de persuadir!” Cenário “Neste momento, as compras supér- fluas se transformam em algo desa- gradável e grosseiro, pelas proporções dos problemas de saúde que estamos vivendo. Cabe às empresas terem a sensibilidade de se retraírem nas suas propostas de venda, num momento dramático como este. O gesto de in- vestir em crises está atrelado a crises econômicas; não a crises de saúde. Agora é hora de se retrair, de informar os consumidores. Não de comunicar para vender, nemde tentar persuadir.” Estratégia “Neste momento, em que todos estão em busca de informação, os veículos de grande alcance como a televisão se mostram cada vez mais fundamen- tais, assim como o rádio e a internet, pelas suas características de instan- taneidade. O problema é que a maior parte das campanhas tentou vender na hora que deveria informar. Do ponto de vista negocial e ético, essa maioria está errada. Ainda assim, algumas poucas empresas foram oportunas e pertinentes, com uma comunicação ligada à prestação de serviços. O lançamento do novo Fiat 500 protagonizado pelo presidente mundial da Fiat, Olivier François, é um magnífico e oportuno trabalho para esses tempos.” Desempenho “Não sei os números exatos da pu- blicidade inglesa, mas sei que toda a publicidade mundial encolheu neste 2020. O fato é que, em todo omundo, as agências vão encolher: tanto no núme- ro de pessoas quanto nos seus espaços físicos. A pandemia e os home offices mostraram que as estruturas tão gran- des e inchadas não são necessárias para se produzir umbom trabalho!” O que está por vir… “Espero que em 2021 o mundo, e particularmente o Brasil, continue existindo.” divulgação
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