Revista da ESPM JUL_AGO_SET 2020 web
JULHO/AGOSTO/SETEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 91 PARTICIPAÇÃODO E-COMMERCENO COMÉRCIOVAREJISTA (MÊS AMÊS E ACUMULADONOPERÍODO) N este ano, a pandemia provocada pelo coro- navírus obrigou autoridades públicas a decretar medidas emergenciais, como o fechamento do comércio, para evitar a circulação de pessoas e tentar diminuir, assim, a velo- cidade de contágio da doença mortal. Com as lojas fechadas, os comerciantes passaram a priorizar ações de comunicação e vendas em canais on-line. E assim, os formatos omnichannel passaram rapidamente a ser omodelo desejado por todos os vare- jistas baseados em lojas físicas. Houve imediato crescimento de vendas em sites de e-commerce e em aplicativos que, ao contrário dos demais, passarama lucrar como nunca como aumento do volume de vendas. Mas não se pode generalizar, uma vez que as famílias de baixa renda foramafetadas dura- mente pela crise econômica provocada pela pandemia e, na medida do possível, mantiveram os seus hábitos de compra nos atacarejos emercadinhos, que oferecem produtos básicos compreços mais baixos. Mesmo com importante parcela de consumidores ainda ausente das rotinas diárias de compras de produ- tos básicos pela internet, a participação do e-commerce no comércio varejista, definida pelo Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE), mais que dobrou entre maio de 2020 e o mesmo período do ano anterior. Segundo a publicação MCC-ENET, as vendas pelo e-commerce atingiram 12,6% das vendas do comércio varejista emmaio de 2020, ante 4,7% emmaio de 2019. Emdozemeses, osetor acumulou107,4%decrescimento. Este cenário sugere uma série de questionamentos sobre a atividade varejista, mas em especial sobre o comportamento do consumidor. Mudando o canal de compras do fisico para o on-line, a pessoa pode trocar de varejo, além de optar por marcas diferentes de pro- dutos ou serviços, pois amudança de canal geralmente vemacompanhada por novas missões de compras, jor- nadas e experiências. Enfim, sãomudanças de amplo espectro, que exigem completa revisão nas estratégias que até hoje orienta- ram os planos de ação no ponto de venda (PDV). Impactos sobre o consumo Além de adaptar suas rotinas de compra às novas con- dições impostas pela quarentena, pelo distanciamento social epelas restriçõesde contato, oconsumidor tevede lidar comsituações adversas, comoomedodo contágio e daperdadeseupoder econômico. Consideremosaindaas restriçõesdemobilidade, asnovas condiçõesde trabalho emcasa,aomesmotempoqueconvivecomcônjugeefilhos trabalhandoeestudando, dividindoespaços, computado- resesinaldeinternet.Estamostratandodeumconsumidor Fonte: https://www.mccenet.com.br/comercio-varejistaAcesso em04/07/2020. JAN/18 4,7% 5,1% 5,3% 5,1% 5,2% 5,4% 5,4% 5,6% 5,0% 6,7% 5,9% 7,2% 11,1% 12,6% 6,1% 5,7% 9,6% 4,6% 4,6% 4,6% 4,7% 4,7% 4,9% 4,7% 7,6% 4,8% 4,6% 4,7% FEV/18 MAR/18 ABR/18 MAI/18 JUN/18 JUL/18 AGO/18 SET/18 OUT/18 NOV/18 DEZ/18 JAN/19 FEV/19 MAR/19 ABR/19 MAI/19 JUN/19 JUL/19 AGO/19 SET/19 OUT/19 NOV/19 DEZ/19 JAN/20 FEV/20 MAR/20 ABR/20 MAI/20 Participação do e-commerce no conteúdo varejista IBGE* (no mês) Participação do e-commerce no conteúdo varejista IBGE* (acumulado dos últimos 12 meses) 4,6% 4,9% 5,4% 5,0% 4,9% 5,0% 5,0% 5,1% 5,2% 5,2% 5,8% 5,9% 6,0% 6,1% 6,5% 7,1% 5,3% 5,4% 5,6% 4,3% 4,5% 4,5% 4,5% 4,7% 4,7% 4,5% 4,8% 3,8% 4,6% 4,6%
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