Revista da ESPM JUL_AGO_SET 2020 web

JULHO/AGOSTO/SETEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 93 O que está por vir... O modelo apresentado foi desenvolvido com base em pesquisa realizada com consumidores na condição de omnishoppers , que seguiu rigor científico utilizando métodos e ferramentas cabíveis nessemomento de dis- tanciamento social. Foram feitas entrevistas em pro- fundidade não presenciais, realizadas por WhatsApp, preservando dados informados pelos entrevistados e observados tons emocionais pela voz. A aplicação dessemétodo visa auxiliar profissionais e especialistas a implementar mudanças estratégicas em marcas que estão diante do desafio de compreen- der as novas dinâmicas advindas da adoção de canais digitais emconjunto comosmeios físicos por parte dos consumidores. Como se trata de ummodelo construído com base em pesquisa, recomenda-se sua utilização específica para projetos com objetivo de atrair consu- midores para experiências de compra omnichannel. A cada etapa domodelo são previstos planos de ação específicos, osquais sugerimosque sejamtratados como projetos e conduzidos commetodologias ágeis. Ouso do Scrum por exemplo, um framework para gerenciamento de projetos, é o mais recomendado. Além da agilidade, a ferramenta facilita a identificação da etapa do projeto que mais agrega valor ao cliente. Talmodelo foi testado emparte durante o isolamento social em uma rede de 17 lojas localizadas no interior deMinasGerais. Oempresário buscava saídas para rea- tivar as vendas de suas lojas, todas fechadas naquele momento. A saída digital foi viabilizada com a oferta de novas experiências aos clientes e desenho de novos processos de venda com uso do Scrum. Foram criados novos serviços de comunicação e atendimento pelo Facebook e Instagram integrados ao WhatsApp, com conversões acima de 70%. É possível reinventar-se, é possível aprender e rapida- mente aplicar o conhecimentonos negócios. Omercado sempre impõe desafios, e a pandemia do coronavírus não foi a primeira nem será a última. Portanto quem tem mais repertório no seu reservatório de conheci- mentos está sempre pronto para utilizá-los. Restrin- gir-se ao conhecimento prático e do tipo “aqui sem- pre fizemos assim” põe as empresas em dificuldades, pois quem entre nós se lembra da última pandemia? Não temos referências para nos basear em aprendiza- dos passados. Temos que nos reinventar, e nessa hora o conhecimento e a ciência são os nossos mais valio- sos patrimônios. Ricardo Pastore Professor-doutor e coordenador do Núcleo de Varejo e Retail Lab da ESPM Com as lojas fechadas, os comerciantes passaram a priorizar ações de comunicação e vendas em canais on-line. E, assim, os formatos omnichannel passaram rapidamente a ser o modelo desejado por todos shutterstock . com Estamos tratando de umconsumidor à beira de umataque de nervos e que carrega todos esses sentimentos para a suamissão de compra

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1