Revista da ESPM JUL_AGO_SET 2020 web
JULHO/AGOSTO/SETEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 95 O hábito de fumar tabaco — do qual não sou adepto—temcausadograndescontrovérsias nomundoereaçõesnomeiojurídico.Háver- sõesdequeCristóvãoColombo terianomi- nadoessehábitonas IlhasTobagopor forçadonome tam- baku ,queseriacachimbonalinguagemhaitianadaépoca, daíotabaco. (https://www.etymonline.com/word/tobacco ) Outroponto base para este artigo reside na fotografia, descoberta no século 19 e de rápida evolução. Passando por Daguerre e Eastman, que registravam imagens em suporte físico, decorrentes de sua exposição à luz, hoje a imagemadquire projeção igual ou superior à do texto. Ocorre que, em determinado momento, o fumo e a fotografia se encontram e produzem efeitos inespera- dos, como a censura a fotos com o tema do tabagismo, ocorrida basicamente na França. Tudo começou há três décadas, quando o advogado Claude Evin, nascido em 1949, conseguiu aprovar, na França, a Lei 91-32, de 10 de janeiro de 1991, coma polí- tica de combate ao tabagismo e alcoolismo naquele país. Curioso o fato de o combate ao álcool ser desfe- chado por cidadão de sobrenome “Evin” (que poderia ser traduzido do Francês como “e vinho”), resultando em “Claude e vinho”. O fato é que, por conta das restrições à publicidade de cigarros, muitas obras de arte fotográficas tiveram de ser alteradas digitalmente, de modo a eliminar das imagens o ato de fumar. Por exemplo: em 1933, logo após ter publicado seu premiado romance ACondição Humana , o escritor fran- cês André Malraux foi retratado pela fotógrafa Gisele Freund comumcigarro pendente nos lábios. No fimda década de 1990, o correio francês homenageia o artista reproduzindo a foto icônica, mas no selo comemorativo o cigarro desaparece, isto é, a imagem “matriz” é alte- rada digitalmente. No fim dos anos de 1990, a famosa foto do escritor francês André Malraux foi retocada e o artista apareceu emum selo comemorativo sem seu inseparável cigarro Onde nãohá fumaça, há fogo! O ditado latino Ignisubi est fumo (Onde há fumaça, há fogo) foi deliberadamente alterado no título deste artigo paramostrar como uma lei está reescrevendo a história da publicidade e da comunicação em todo omundo... a começar pela França! Por GustavoMartins deAlmeida divulgação
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