Revista da ESPM

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2020| REVISTADAESPM 101 multidisciplinar e multifacetada. As universidades deveriam começar um movimento de integração dos currí- culos para evitar esse tipo de divisão entre as áreas, que faz, por exemplo, o profissional de finanças achar que é mais importante do que o de marke- ting só porque apresenta resultados. Sem marketing, a empresa não fun- ciona! Quando fiz engenharia, eu não pensava assim e acabava fugindo das matérias de humanas — que tive de aprender tempos depois! Revista da ESPM — A empresa já con- ta com novos postos de trabalho — que surgiram com base no desenvolvimento da tecnologia e do mundo digital? Quais são as novas carreiras oferecidas pela organização? Carlos Augusto — Há dois anos, entramos na jornada da internet das coisas, com produtos Schindler Ahe- ad , uma solução digital que conecta elevadores e escadas e promove a manutenção preventiva e remota dos equipamentos, antes de eles apresentarem qualquer tipo de fa- lha. Isso transforma o nosso técnico em uma espécie de consultor, que precisa vender ao cliente os bene- fícios desse “serviço intangível” — uma vez que oferece a possibilidade de o elevador não parar de funcio- nar. Já fornecemos esse serviço para alguns clientes, como a Rede Accor. Mas, para investir, o mercado brasileiro ainda precisa perceber valor na manutenção preventiva. Essa percepção tende a mudar nos próximos cinco anos. Até porque essa tecnologia nos permite projetar imagens e transformar a porta do elevador emmídia. Revista da ESPM — Especialistas afirmam que 90% das carreiras que dominarão o mercado daqui a dez anos ainda não existem. Diante desse panorama, como você avalia o futuro do mercado de trabalho, principalmente em sua área de atuação? Carlos Augusto — O futuro é digi- tal. Hoje, movemos um bilhão de pessoas por dia em todo o mundo e, com Schindler Ahead, vamos se- guir conectando todos os modais de transporte que utilizamos durante o dia, principalmente, nas grandes ci- dades verticalizadas. No futuro, você vai entrar no elevador, o sistema irá identificá-lo e uma tela dentro da cabine irá oferecer uma promoção de algum restaurante próximo que você frequenta. Esse tipo de iniciativa será capaz de alavancar o microco- mércio e movimentar a economia colaborativa em cidades cada vez mais urbanizadas. Revista da ESPM — Para atuar neste novo cenário, qual deve ser o perfil do profissional do futuro? Carlos Augusto — Precisa ter três características básicas: curiosida- de (competência que será cada vez mais buscada no mercado); empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro); e espírito colaborativo (saber se conectar e trabalhar em um time é fundamental). O líder do amanhã pre- cisará conhecer as metas, trabalhar colaborativamente e entender que não poderá agir como protagonista 100% do tempo! O grupo Schindler investe emdiversos projetos de educação continuada para atrair e reter os futuros líderes da empresa. Tanto que, mesmo durante a crise, a operação brasileira não reduziu seus investimentos nesta área shutterstock . com

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