Revista da ESPM

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2020| REVISTADAESPM 105 Vivo Digital Labs: a aposta da Vivo para fomentar um ambiente de startup e espaços que favorecem a mobilidade entre as diversas áreas da empresa divulgação renovados, para que as admissões ocorram de forma mais abrangente e acessível. Na Vivo, mantemos um sólido programa de diversi- dade, atuando nos pilares de gênero, raça, LGBTQ+ e PCDs. As iniciativas são amplas e incluem a criação de comitês e grupos de afinidade, adesão da alta liderança ao programa, mudanças na política de recrutamento e seleção, capacitação e programas de sensibilização de gestores e colaboradores. Criamos tambémo Portal Vivo Diversidade, destinado a divulgar e a engajar os colaboradores no tema, e aderimos aos principaismovi- mentos pela diversidade no Brasil. Tudo para fomentar o tema e permitir que as pessoas se sintam represen- tadas dentro da Vivo, com oportunidades reais, e que possam ser como são. Como uma empresa líder e em constante trans- formação, acreditamos que a atração e a retenção de talentos também precisam contar com recursos tec- nológicos, passando pela utilização de ferramentas de inteligência artificial. Hoje, os algoritmos podem iden- tificar e clusterizar perfis de colaboradores, criando análises preditivas para a gestão proativa dos talentos da companhia e uma retenção inteligente, assertiva e antecipada. O atendimento a colaboradores também pode uti- lizar essas técnicas, com plataformas de inteligência cognitiva que propiciem autonomia e qualidade nos resultados. Para recrutamento e seleção, a Vivo tem por parceira uma startup que possui plataforma capaz de descomplicar as etapas desse processo, proporcio- nando melhor match entre candidato e posição, além de mais eficiência e transparência, e possibilitando ao candidato acompanhar todas as fases, com respec- tivos feedbacks . Em resumo, a preocupação com as pessoas precisa estar na cultura da empresa em todas as etapas da jor- nada do colaborador, sendomodelada constantemente para se tornar cada vez mais inclusiva e transforma- dora, capaz de estabelecer real sinergia entre o que o profissional procura e o que realmente vai vivenciar na empresa. Niva Ribeiro Vice-presidente de pessoas na Vivo

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