Revista da ESPM
JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2020| REVISTADAESPM 107 A tecnologia trouxe importanteevoluçãopara ahumanidade, aomesmo tempoquecausou diversas doenças, especialmente aquelas da alma: estresse, ansiedade, depressão e pânico. O volume e a rapidez das informações geradas nos dias atuais levamas pessoas a uma grande pressão, cobrando-se incessantemente por ter de saber tudo e estar antenado a tudo, emummundo emque as pessoas se comparamo tempo todo. Nas empresas, as entregas são “para ontem”. É nesse contexto que os profissionais se atropelam e se esquecem de que estão lidando com seres humanos, e não com “máquinas de fazer coisas”. É provável que você já tenha se percebido executando atividades demaneiramecânica, sementender o sentido doqueestá fazendo, ouatémesmoperdidoanoçãodoseu ser, dos seus sentimentos por você e pelos outros, assim como não sabe avaliar qual é amelhor forma para lidar comas pressões presentes no novomundo do trabalho. Uma importante causa para tudo isso é o fato de você se misturar com o ritmo e com as demandas que a tec- nologia traz, sem se situar como protagonista, ou seja, sem a tomada de consciência própria. Paradarcontadetodaessarealidade,éimportanteenten- der que estamos emummundo cada vezmais tech emais touch , dois conceitos imprescindíveis nas novas áreas de customer success dasempresas,porexemplo,ondearelação humanarepresentaodiferencialnessaeradigital.Valeres- saltar que temas antes de interesse somente de profissio- naisdasáreasdehumanas,comoainteligênciaemocional (IE),passaramaseratraentestambémparaosprofissionais dasáreasdeexatas, comoa tecnologiada informação (TI). Investir em inteligência emocional pode ser o passa- porte para a realizaçãodos seus sonhos na vida pessoal e na profissional. Estamos na era da consciência, da com- preensão de como a nossamente funciona. Abusca pelo entendimento da neurociência é cada vez maior, o que está diretamente ligado às nossas emoções. Ainteligênciaemocional éumconceitocriadopelopsi- cólogoDaniel Goleman. Segundo o autor, as pessoas que possuemessa aptidão sãoaquelas que conseguemidenti- ficar suas emoções comfacilidade, lidando bemconsigo próprias, e também com as pessoas ao seu redor. Nesse sentido, a IEpode ser classificada emdois domínios prin- cipais: competências pessoais e competências sociais . Aspri- meiras estão relacionadas à capacidade do indivíduo em identificar aspróprias emoções, conhecer os seus limites epossibilidades, ter autoconfiança, autocontrole, adapta- bilidade e otimismo. Demaneira complementar, as com- petências sociais estão relacionadas à capacidadedapes- soa emse conectar comas demais, demaneira positiva e contribuindo para o seu crescimento. Assim, a inteligência emocional corresponde não somente à sua conexão como ser ,mas tambémao seu ser na relação comos outros, com as coisas, comomundo. Esse será cada vezmais o diferencial para o profissional crescer na carreira e estar pronto para as novas deman- das trazidas pela tecnologia, no que se refere à entrada da inteligência artificial e às mudanças na configura- ção das profissões. A humanização da tecnologia cor- responde a você se desenvolver como ser humano para trilhar a sua carreira commaestria. Neste artigo, trago dois conceitos simples que te ajuda- rão a se conectar com o seu ser para você ter sucesso em sua carreira. Um está bempróximo a você e diz respeito aoamor quevocêcultivadentrodesi epor si: a autoestima , que te leva a ter autoconfiança e autocontrole. Ooutrodiz respeito ao modo como você aproveita as oportunidades para crescer na relação comomundo, ao lidar comsitua- çõesdifíceis emudanças radicaisna suavida: a resiliência . Aautoestimarepresentaoamor-próprio,quandoapessoa sevaloriza.Nessesentido,éimportantelembrarqueamaré umaatitude.Aatitudedeamarasipróprioéessencial,pois fortalece a autoestima e possibilita tambémuma boa rela- ção comos outros. Para se valorizar e passar a confiar nos seusatosejulgamentos,éessencialconhecerosinimigose mantê-losdistantesdevocê.Sãoeles:acomparação,adepen- dência,ainsegurança,aprocrastinaçãoeoperfeccionismo. Ao se perceber com o pensamento direcionado a se comparar com alguém, seja no ambiente de trabalho ou nas redes sociais, busquedar foconoquantovocêevoluiu noaspectocomparadoenoquantovocê realizou, ou seja, emvocê, e se aquela característica de fato é algoque você almejaou seháumapressão social paraque você a tenha. Omeiopara a tecnologia avançar é com amudançado mindset das pessoas, o que leva as empresas a construir um ambientemais colaborativo
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1