Revista da ESPM

Q uando imaginamos o tema desta edição, nossa intenção era colher subsídios para ajudar nossos alunos a planejar e implementar suas próprias carreiras. Mas as colaborações que recebemos e as entre- vistas feitas vão muito além e descrevem o que há de melhor na vida empresarial brasileira, no que se refere a seleção, formação e aperfeiçoamento contínuo de executivos, com detalhes de sofisticação que poderão surpreender o leitor. Não resta dúvidas de que a formação e valorização do elemento humano é hoje um dos objetivos permanentes da maioria das grandes e médias empresas nacionais, tão importante quanto os bens de produção ou as marcas e patentes. Na verdade, o tema não é novo. Nomeu tempo de publicitário, era comumouvir a história do presidente de uma grande agência da Madison Avenue que confessava não ter o controle permanente de seu capital fixo, dizendo: “Ele desce pelo elevador às 6 horas da tarde e só volta no dia seguinte”. Hoje, isto reflete a realidade, não só das empresas e serviços, mas também de qualquer tipo de negócio. As empresas investem muito tempo e dinheiro nessa tarefa e istodestrói omito segundooqual as empresas dehoje têmmenos interesse na formação e conservação de seus executivos e pessoal especializado. Damesma forma, ficou claro para nós que os jovens recém-graduados têmcomo seu objetivo principal aconsolidaçãode carreirasnas empresasqueadmiram, diferindoapenas nosmétodos escolhidos: há os que decidempermanecer por tempomais longo em cada emprego e os que não têmpaciência para esperar emudamde empregomais frequentemente, imaginando assim que apressarão o seu aprendizado. Quanto às empresas, já dissemos que elas preferem trabalhar com jovens que “vestem a camisa” e mostram paciência e resiliência para esperar as suas oportunidades. Surpreendeu-nos também a importância que muitas empresas dão hoje à com- binação da teoria e da prática na formação e no aperfeiçoamento de executivos, trabalhando com programas de longa duração que alternam períodos de estudos com imersão na prática. Os cursos oferecidos visamnão apenas à familiarização com técnicas emétodos de trabalho específicos, mas tambémà absorção de valo- res, cultura e objetivos da empresa. Nossas empresas, perfeitamente integradas à realidade de hoje, estão executando commuito êxito o que poderíamos chamar de Revolução 4.0 na formação de seus quadros. Atémesmo a transição para as novas necessidades profissionais se faz sem traumas. Por tudo isso, cremos que a Revista da ESPM contribui com esta edição para revelar uma nova realidade ainda desconhecida, no caminho da eficiência e da competitividade. Francisco Gracioso Presidente do Conselho Editorial PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Dalton Pastore Jr. Thomaz Souto Corrêa Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo (MTB nº 28.072/SP) Edição de Arte Mentes Design Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br Comercial MidiaOffice Julio Cesar Ferreira (11) 9 9222-4497 juliocferreira@uol.com.br Impressão Duograf Gráfica e Editora Ltda. Tel. (11) 3933.9100 Revista da ESPM Publicação trimestral da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consultores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas especialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comunicações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. EDITORIAL

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