Revista da ESPM

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2020| REVISTADAESPM 33 • Curadores: com o excesso de informação, torna-se necessário o papel de curar a informação e difundir o conhecimento dentro da organização. • Especialistas: entender sobre uma área de forma profunda é necessário para compreender o impacto de qualquer trabalho. • Generalistas: pessoas que entendamde diversas áreas e tragam diversidade de conhecimento para o time. • Facilitadores: pessoas que conhecem bem o sistema ou a cultura de uma empresa e buscam tornar esse processo cada vez mais orgânico e fácil. • Conectores: trabalhando emrede, surge o papel de fazer as conexões certas para as atividades certas. • Executores: pessoas focadas na execução de pro- jetos, realizando-os sem atrito. E para chegarmos a esse futuro, novas habilidades já estão sendo requisitadas. As habilidades essenciais do futuro são formadas por um conjunto de conheci- mentos e práticas que envolvem as capacidades de atingir objetivos, trabalhar com outras pessoas e gerir suas emoções. E aparecem divididas em três grupos: • Cognitivas: habilidades que envolvem estratégias e processos de aprendizado, criatividade, memória, pen- samento crítico; o que está relacionado à aprendizagem mais tradicional. • Intrapessoais: têmrelaçãocomacapacidadede lidar com emoções emoldar comportamentos para atingir objetivos. • Interpessoais: dizemrespeito à habilidade de expressar ideias,interpretareresponderaosestímulosdeoutraspessoas. Embora as habilidades cognitivas continuem sendo extremamente importantes, crescem em importân- cia as habilidades socioemocionais. Entre elas, apa- recem as seguintes: Habilidade de pensamento adaptativo Além da necessidade de lidarmos com mudanças em uma velocidade acelerada, precisamos interagir e lidar cada vez mais com a diversidade cultural, de pensamento e de expectativas dos consumidores. Essa habilidade abrange a capacidade dos profissionais de encontrar soluções e respostas além das rotineiras ou baseadas emnormas, como tambémde responder com rapidez a circunstâncias inesperadas. Resolução de problemas complexos É a capacidade de percepção e criação de estratégias efetivas para resolver situações novas e mal definidas em cenários complexos do mundo real. Ou seja, visa a uma forma sistêmica, simplificada e rápida para obten- ção de respostas consistentes e eficientes. Tudo isso em um ambiente complexo que envolve tecnologia, pessoas e ecossistemas também complexos e novos. Inteligência social É a habilidade de se conectar com outras pessoas de forma profunda e direta e de sentir e estimular rea- ções e interações desejadas. O novo network agora é chamado de poder de influência. Profissionais social- mente inteligentes rapidamente acessam as emoções daqueles ao seu redor e adaptam suas palavras, tom e gestos de acordo com o perfil do público. Isto sempre foi uma habilidade-chave para trabalhadores que pre- cisam colaborar e construir relacionamentos de con- fiança. Agora, essa capacidade se tornou ainda mais importante, pelo fato de a diversidade e a inclusão for- marem o novo cenário do mercado de trabalho. Gerenciamento de carga cognitiva Todos os dias, novas pessoas têm acesso à inter- net. E, quanto mais pessoas navegam na web, mais informações são postadas e consumidas. Ao mesmo tempo, temos acesso a uma incontável oferta de pro- dutos e serviços para experimentar, interagir e esco- lher. Todo esse cenário provoca uma sobrecarga em nossas mentes, dado que o número de informações, Semhabilidades comportamentais bemdesenvolvidas, os jovens talentos não conseguem ingressar ou semanter dentro das organizações

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