Revista da ESPM
JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2020| REVISTADAESPM 37 Q uem sou eu — ou quem é você — para prever o que será o mercado de trabalho do publi- citário no futuro? Asmudanças são diárias e a cada dia descobrimos que pouco sabe- mos. Novos termos, novos conceitos, novos aplicati- vos e novos algoritmos são oferecidos e nos obrigam a rever o que sabemos. Sou de uma geração que redu- zia seu conhecimento a cartazes, anúncios de jornais e revistas, jingles de rádio e, mais tarde, comerciais de televisão que saíam dos flipcharts para comer- ciais P&B e, depois, em cores. Contávamos o número das pessoas atingidas, em quais regiões, e quantos haviam gostado das mensagens. Ficávamos orgulho- sos quando os temas que havíamos criado para os pro- dutos de nossos clientes eram repetidos. Claro, ainda hoje isso acontece, mas os parâmetros mudaram completamente. Talvez porque não acredi- tássemosmuito que a internet seria essa revolução que acabou sendo. E não fomos os únicos a ter dúvidas. Lembro de ter assistido a uma palestra de Bill Gates, aqui em São Paulo, em que ele revelou sua descrença no meio com a seguinte declaração: “A internet só terá significado quando a velocidade da transmissão for de 40 bps”. No entanto, as bases para o sucesso profissional em nossa área continuam as mesmas. Vou tentar me lembrar de algumas coisas que gostaria de sugerir aos jovens que estão entrando no mercado de trabalho, ou para aqueles que ainda almejam entrar nesta área. Primeiro, não desista quando a oportunidade demo- rar. É muito decepcionante não ser recebido ou nem sequer ser atendido. A primeira oportunidade nasce de uma espécie de intimidação a quem pode lhe dar um emprego. Ser conhecido ou protegido por algum cliente ajuda. É a dura realidade, mas é assim. Prepa- re-se, no entanto, para sobreviver sem emprego. Isto é, você deve ter alguma habilidade em algum setor, para ser contratado para realizar um trabalho inde- pendentemente de estar empregado por algumcliente, agência ou veículo. E aí vamos para a primeira condição, que é a de ter desenvolvido alguma habilidade. Ou ter algum “dom” que é valorizado. Você é bom com palavras? Com desenho? Você é capaz, sozinho ou com algum amigo, de juntar palavras e desenhos? Você gosta de pesquisa? Desenvolveu a lguma habilidade em vendas? Esta é uma condição básica. Toda grande carreira, em publicidade ou em outra área, começou com a habilidade de saber vender — e é o que lhe dá a confiança de saber que, se tudo fra- cassar, você pode fazer da carreira de vendas o seu meio de vida até a velhice. Niasi começou vendendo grampos, Endo vendia o que trouxe do Japão para sustentar os sete filhos que vieram com ele, Atílio Fontana ia de mercearia em mercearia vendendo as salsichas que produzia em sua cozinha. Enfrentar cara a cara um possível comprador, o cliente de uma loja, o possível futuro proprietário de uma casa ou apartamento, o desprezo daqueles que tentam des- valorizar o produto que você vende... e fazer alguém assinar um pedido em sua frente é uma das grandes alegrias da vida. Alguém disse a Julio Cosi que a última emoção dada a uma criatura humana era um jogo de cartas. Julio retrucou ressaltando que a última emoção destinada à criatura humana era ver assinado umpedido de vendas. E isso está ligado, de certa forma, à primeira reco- mendação: aprenda a falar. Parece uma recomenda- ção idiota, mas as pessoas não sabem falar. Atropelam as palavras, engolem sílabas, falam de boca fechada, falam baixo. Não se fazem entender. Esse é um conse- lho dado principalmente às meninas. Tentar entender o que uma garota paulista diz é um esforço enorme. Assim, se você, numa autocrítica improvável, achar que sua voz não é sua aliada, consulte um fonoaudió- logo. Eles fazem milagres! E quando você aprender a falar, explore sua capaci- dade de encantar as pessoas contando história com começo, meio e fim— e principalmente comhumor. Os Sermonogâmicopode levá-lo à Presidência,mas até nosmomentos mais importantes você deve ser capaz de dizer aoTrump: “ I love you ”
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