Revista da ESPM
JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2020| REVISTADAESPM 67 Da mesma forma que o jovem mergulha de cabeça no mercado em busca do emprego dos sonhos, as melho- res empresas para trabalhar investem tempo e muito dinheiro garimpando esses jovens profissionais desde a faculdade. Tudo para conseguir atrair e reter talentos. “Acompetiçãopor talentos sempre existiu. Acontece que está cada vezmais difícil encontrá-los, por uma questão estatística, que acompanhamos há mais de duas déca- das”, comenta SérgioFrancoAverbach, vice- chairman da Korn Ferry para a América do Sul. “O problema está no fato de que temos 100% das empresas brigando por 20% da população de executivos que fazem parte do seleto time de talentos” ( ver entrevista na página 8 ). Outro estudo da ConfederaçãoNacional da Indústria (CNI) aponta quemetade das indústrias brasileiras tem dificuldade para encontrar trabalhadores qualificados nomercado. Diante deste problema, 91% das empresas afirmam investir em cursos e treinamentos para pro- mover a capacitação dos funcionários. Combasenesse quadro, a Revista da ESPM foi a campo conferir como elas atraeme retêm talentos, o que espe- ram do profissional do século 21 e quais as caracterís- ticas que você precisa ter para construir uma carreira de sucesso no mundo corporativo. AB2W, proprietária da Americanas.come do Subma- rino, busca energia, senso de dono, foco em inovação e dinamismo para que, junto com a companhia, o pro- fissional consiga transformar e desenvolver o mundo digital. “Ao longo dos anos, adquirimos companhias, criamos novos negócios, áreas, funções e carreiras — como desenvolvedores, engenheiros de dados, cientis- tas de dados, linguistas, UX designer e UX writer . Novas carreiras trazem novos desafios, que devem ser enca- rados como aprendizado. Na B2W, trabalhamos com múltiplos skills e competências que permitem a troca de conhecimento, por meio de diferentes visões”, ava- lia JoséMauro Barros, diretor de recursos humanos da B2WDigital. Já para Camila Fossati, da Braskem, o profissional do século 21 é aquele capaz de se reinventar e incor- porar diversas habilidades para atuar em ambientes complexos. “É alguém curioso, que busca novas alter- nativas para tarefas cotidianas e tem coragem para experimentar, além de se manter atualizado e bus- cando sempre inovar. Trata-se de um profissional que demonstra flexibilidade e é capaz de tomar decisões.” Esses atributos também são valorizados no grupo Movile, que administra diversos negócios digitais, como iFood e Sympla. “Temos cerca de 500 vagas abertas para serem preenchidas no primeiro semes- tre deste ano. Dentre as posições, 39% são na área de tecnologia, como engenheiros de software, analistas de dados e desenvolvedores backend ”, anuncia Gui- lherme Loiola, analista de Learning & Development do grupo Movile, que busca nos novos executivos soft skills como resiliência, adaptabilidade, trabalho em equipe, liderança e comunicação. “Sabemos que 90% das carreiras que dominarão o mercado daqui a dez anos ainda não existem. E que, hoje, capturar profissionais do mercado não é uma estratégia que funciona como há alguns anos”, com- para Eliana Mota, gerente de learning da IBM Brasil, citando a estratégia da companhia para atrair emanter os melhores profissionais. “Mapeamos quais serão os conhecimentos demandados no futuro e preparamos nossos funcionários nesses temas. Conhecimento é nossa moeda de troca. Temos muitas trilhas técnicas e comportamentais de aprendizado e uma política de desenvolvimento para que cada profissional cumpra ao menos 40 horas de aprendizado por ano.” A mesma filosofia é adotada nas fábricas, lojas e escritórios da Tramontina, que investe pesado no trei- namento de seus mais de 8,5 mil funcionários. “Em nossos mais de 100 anos de história, já vivenciamos diversas transformações e a aposta em inovação, tec- nologia e automação é uma crescente. Dos sistemas de produção emmassa ao estilo fordismo à era dos robôs, muita coisa mudou”, pontua Clovis Tramontina, presi- dente do Conselho de Administração da Tramontina. “Omercado precisa estar atento à digitalização da eco- nomia, mas não podemos esquecer do elemento que opera tudo isso: o ser humano!” Naspáginasaseguir, vocêconfereoqueB2W, Braskem, grupo Movile, IBM, Tramontina e outras três grandes empresas do país — Ambev, GPA e P&G — estão fazendo para atrair e reter novos talentos.
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