Revista da ESPM

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2020| REVISTADAESPM 69 BRASKEM | CAMI LA FOSSAT I ODNAdonovoprofissional! Camila Fossati, responsável por desenvolvimento organizacional na Braskem, detalha o novo código genético do profissional do futuro: inteligência emocional, empatia, comunicação, curiosidade, “aprender a aprender” e colaboração Futuro do trabalho “Ao longo dos anos, a evolução tec- nológica e a dinâmica do mercado de trabalho criam novas profissões e adaptam ou extinguem aquelas que já existem. Foi assim com os profissionais que se dedicavam a conferir os cálculos dos engenhei- ros até a década de 1970 e que, aos poucos, foram sendo substituídos pelos programadores. Outras pro- fissões não tiveram uma substitui- ção direta, sendo absorvidas por outras atividades, como é o caso dos datilógrafos e ascensoristas, ou ainda que foram automatizadas, a exemplo de telefonistas, arqui- v istas, laborator istas de f i lmes fotográficos, entre outras. O mer- cado de trabalho sempre esteve em evolução, a diferença é que agora contamos com tecnologias avan- çadas, que aceleram as mudanças, tornando essa evolução mais per- ceptível.” Carreira do futuro “Percebemos um novo ol ha r das empresas para habilidades e carac- terísticas fundamentais para esse novo mercado, também um novo perfil de profissional, mais crítico e dinâmico, que busca por empre- sas com propósitos e valores que se conectam com a sua realidade. Esse ambiente desafia as empre- sa s a pensa r em est ratég i a s de retenção de talentos. O profissional do século 21 é aquele capaz de se reinventar e incorporar diversas habilidades para atuar em ambien- tes complexos. É cu r ioso, busca novas alternativas para tarefas co- tidianas e tem coragem para expe- rimentar; se mantém atualizado e está sempre buscando inovar. Além disto, trata-se de um profissional que demonstra flexibilidade e que é capaz de tomar decisões.” Atração de talentos “Na Braskem, nós temos vá r ias iniciativas que visam proporcio- nar uma experiência positiva em nossos integrantes, para que eles si nt am sat isfação e orgu l ho de per tencer à organ i zação. Ent re elas está nossa Proposta de Valor alinhada ao BeUX (Be = seja, U = Você e X = experiência, ou seja, potencia l ize o que você tem de melhor por meio das experiências vividas), construída em conjunto com os funcionários. Dentro dessa proposta, trabalhamos com sete pi la res f undament a is que f un- cionam como uma diretriz para a evolução das práticas e processos: Você é prot agon ist a ; Desa f ie e seja desafiado; Cocrie suas ideias; Const r ua seu própr io cami nho; Cresça com a gente; Sinta orgulho do que faz; e Você é livre para ser você.” Lifelong learning “A formação do jovem executivo precisa continuar desenvolvendo habilidades que o farão ser rele- vante para o negócio no futuro. Te- remos a automatização de diversas profissões, mas as atividades que envolvem resolução de problemas, criatividade, imaginação, interação interpessoal e pensamento crítico continuarão dependendo do fator humano para serem executadas. Logo, as carreiras, a atração de profissionais e o seu desenvolvi- mento precisarão focar nestas com- petências. É fundamental que os jovens desenvolvam pensamento estruturado, resolução de proble- mas complexos e análise de dados com capacidade pred it iva pa ra investir em tendências de consu- mo ou evitar perda de produção ou mercado. Como isso tudo aconte- cerá muito rápido e, em um mundo globalizado, essas competências de negócios só serão válidas com o desenvolvimento de outras habi- lidades humanas para facilitar as interações e o tratamento de confli- tos. Entre elas, estão: inteligência emocional, empatia, comunicação, curiosidade, ‘aprender a aprender’ e colaboração.”

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