Revista da ESPM

REVISTA DA ESPM | JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2020 72 I BM | EL I ANA MOTA Conhecimentoéanossa moedadetroca! Eliana Mota, gerente de learning da IBM Brasil, detalha a política de carreiras da companhia, que aposta no lifelong learning e proporciona a cada profissional o mínimo de 40 horas de aprendizado por ano Futuro do trabalho “Não foram apenas novas carreiras que surgiram nos últimos anos. A forma como nós trabalhamos tam- bém mudou. Um exemplo é o pro- fissional de recursos humanos, que precisa ser cada vez mais analítico e consultivo para gerar insights e recomendações para as unidades de negócios, assim como ter o foco na experiência que gera a cada profis- sional da empresa. Nesse sentido, todas as ca r rei ras têm passado por mudanças, já que a tecnologia promove não apenas acesso à infor- mação e maior velocidade no pro- cessamento de dados, mas também a necessidade de usarmos essas pla- taformas digitais para sermos mais efetivos no dia a dia. Temos aqui, na IBM, alguns exemplos de novas carreiras, como cientistas de dados, designers, agile coachs e engenhei- ros de computação em nuvem.” Carreira do futuro “Noventa por cento das carreiras que dominarão o mercado daqui a dez anos ainda não existem. Hoje, capturar profissionais do mercado não é uma estratégia que funciona como há alguns anos. O mercado de talentos começa a ficar escasso. Neste cenário, o papel das empresas é analisar suas demandas futuras de negócio e preparar sua força de trabalho para os novos desafios do mercado. Na IBM, nós mapeamos quais serão os conhecimentos de- mandados e prepa ramos nossos funcionários nesses temas. O nosso papel é estarmos à frente para fazer esse futuro acontecer. O mercado de trabalho será bastante competitivo para os profissionais que hoje estão investindo em atualização e bastan- te escasso para os que conservam seu conhecimento sem aprender coisas novas. Profissionais curiosos, antenados ao mundo digital e com autoconhecimento e mentalidade de crescimento (‘ainda não, mas sou capaz’) terão uma vantagem competi- tiva. Conhecimento é a nossa moeda. Temos muitas trilhas técnicas e comportamentais de aprendizado e uma política de desenvolvimento para que cada profissional cumpra ao menos 40 horas de aprendizado por ano. Aqui, todos têm acesso a cursos internos e treinamentos de- senvolvidos em parceria com outras instituições (como Coursera, Udemy e Harvard).” Atração de talentos “A inquietação e a busca pelo novo são características da maioria dos jovens executivos, principalmente para os nativos digitais. Para nós, essa i nqu iet ação se t or na uma vantagem competitiva. Somos uma empresa que lidera a transforma- ção digital no país e temos a possi- bilidade de oferecer oportunidades distintas para esses jovens dentro da I BM. Assim, t r iangu lação de execut ivos ent re nossas un ida- des de negócio faz parte do plano de carreira. Um novo emprego a cada mudança ajuda a diminuir a inquietude e nos forta lece como companhia.” Lifelong learning “Aprender continuamente é o nome do jogo! Uma de nossas pesquisas com o Institute Business of Value (IBV) mostra que 62% dos execu- t ivos acred it am que precisa rão treinar ou substituir mais de um quarto de sua força de trabalho en- tre hoje e 2023, devido à automação e digitalização, e também que 54% dos profissionais necessitarão de re-skilling e up-skilling . Ou seja: já é preciso renovar e ampliar os skills de nossos profissionais e a tendên- cia é a de que isso será contínuo. É por isso que hoje já disponibili- zamos trilhas de aprendizado em temas est ratégicos como cloud , analytics , IA, blockchain . Em 2019, atingimos mais de 58 mil creden- ciais digitais e registramos a média de 81 horas de capacit ação por profissiona l. Com isso promove- mos a mentalidade de aprendizado

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